IFSC forma primeira turma de técnicos em Química em Jaraguá do Sul

1. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Matérias

Na última sexta-feira (27), 23 estudantes do curso técnico integrado em Química formaram a primeira turma a concluir o curso técnico integrado em Química do Câmpus Jaraguá do Sul. A formatura ocorreu no auditório da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas/Acijs) e marcou também a conclusão dos cursos técnicos em Eletrotécnica, Malharia, Mecânica Industrial, Vestuário e Produção e Design de Moda. Formaram-se, no total, 113 estudantes dos câmpus Geraldo Werninghaus e Jaraguá do Sul.

Para o coordenador do curso técnico em Química, Clodoaldo Machado, a formatura da primeira turma simbolizou uma conquista para a região de Jaraguá do Sul. “Quatro anos após o início do curso [que tem duração de oito semestres] temos os primeiros estudantes a concluir, no Câmpus Jaraguá do Sul, o ensino médio integrado à área técnica de Química. Isso coloca, mais uma vez, nossa instituição em destaque na oferta de cursos de qualidade e gratuitos para toda a população”, avaliou.

Mesmo com o término das aulas, 13 dos 23 formados optaram por continuar estudando e foram aprovados em vestibulares de instituições públicas e privadas da região Sul. Entre eles está a técnica Caroline Maciel Domingos, de 19 anos, que foi aprovada no curso superior de Engenharia de Materiais na Universidade Federal de Santa Catarinia (UFSC). “Eu sempre gostei da Química e acredito que poderei continuar próxima a essa área durante a graduação”, contou.

Segundo Caroline, o curso técnico integrado em Química proporcionou, além da formação profissionalizante, uma formação cidadã. “Levarei sempre comigo os conhecimentos de sala e dos laboratórios, mas também os relacionamentos estabelecidos e o senso crítico fruto das discussões nas aulas de filosofia e sociologia”, afirmou.

Formatura

O orador dos estudantes, Joelcio Langa, do curso técnico em Eletrotécnica, lembrou aos colegas os momentos marcantes que fizeram parte da sua formação no IFSC. “As noites estudando, as festas e até aquele professor que deu medo no primeiro dia de aula mas que, depois, descobrimos que não era mesmo mau. Esses foram alguns dos momentos que vão nos acompanhar daqui para frente”, disse.

Para o irmão do orador, Gilson Langa, que estava acompanhando a formatura com outros familiares, a conclusão do curso representou o encerramento de uma etapa muito importante na vida de cada um. “Para o meu irmão, por exemplo, foi uma grande conquista e uma alegria muito grande para toda a família, pois durante as aulas ele já utilizava os conhecimentos de Eletrotécnica na empresa em que trabalha”, destacou.

Confira todos os cursos que participaram da formatura:

– curso técnico integrado em Química (Câmpus Jaraguá do Sul);

– curso técnico subsequente em Malharia (Câmpus Jaraguá do Sul);

– curso técnico Proeja em Vestuário (Câmpus Jaraguá do Sul);

– curso técnico subsequente em Vestuário (Câmpus Jaraguá do Sul);

– curso técnico subsequente em Produção e Design de Moda (Câmpus Jaraguá do Sul);

– curso técnico subsequente em Eletrotécnica (Câmpus Geraldo Werninghaus);

– curso técnico subsequente em Mecânica Industrial (Câmpus Geraldo Werninghaus).

Para conferir fotos da formatura, clique aqui.

Tags: