Águia Púrpura vence concurso do mascote do 4º JIFSC

7. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

A águia Púrpura, criada pelo estudante Micael Fernando Broggio, do curso técnico em Agrimensura do Câmpus Florianópolis, foi a vencedora do concurso do mascote da quarta edição dos Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina (4º JIFSC). A personagem recebeu 328 curtidas na página do IFSC no Facebook, contra 248 do sapo Príncipe Sapula e 126 da bailarina Fifi, que ficaram em segundo e terceiro lugares respectivamente.

A inspiração para criação de Púrpura veio dos símbolos de Santa Catarina. A águia está presente na bandeira do Estado. Ela tem na cabeça, fixada por meio de uma faixa vermelha, uma flor da espécie Laelia purpurata, um tipo de orquídea que é a flor-símbolo de Santa Catarina e que motivou o nome da mascote.

A opção por uma águia fêmea, segundo explicou Micael na inscrição da personagem, ocorreu porque “na maioria das competições esportivas são raras as mascotes femininas, e quando elas aparecem, estão fazendo dupla com outro mascote masculino (…). Além de sair um pouco dessa ideia clichê de mascote masculino, fomentamos a participação feminina nos eventos e ressaltamos a força do ‘sexo frágil’”.

Púrpura será usada nos materiais de divulgação do 4º JIFSC. Seu criador vai receber um tablet como prêmio, enquanto os criadores do Príncipe Sapula e da Fifi vão receber menções honrosas. Também participaram da etapa final de escolha do mascote os personagens Robô Barriga-verde e o super-herói SuperJIFSC.

Saiba mais sobre a mascote Púrpura

Por que uma águia?

Se olharmos a bandeira do estado de Santa Catarina, temos a presença marcante de uma águia ao centro. Com peito aberto e asas estendidas, esta sustenta um escudo branco no peito e segura uma chave e uma âncora em suas garras. Com isso surgiu a ideia de usar uma águia, um símbolo que está no cotidiano e no orgulho do catarinense.

Por que fêmea?

Na maioria das competições esportivas são raras as mascotes femininas e, quando elas aparecem, estão fazendo dupla com outro mascote masculino; assim surgiu a ideia de se criar uma águia fêmea. Além de sair um pouco dessa ideia clichê de mascote masculino, fomentamos a participação feminina nos eventos e ressaltamos a força do “sexo frágil”.

Por que Púrpura?

A origem desse nome vem da flor símbolo do estado de Santa Catarina. A Laelia purpurata é uma espécie de orquídea e sua presença na mascote se evidência no nome Púrpura e em uma pequena flor fixada em sua cabeça por uma faixa, trazendo feminilidade à personagem.

(Fonte: explicações dadas pelo criador da personagem na inscrição)