Alunos de Gestão Hospitalar do Câmpus Joinville conhecem experiências bem-sucedidas na área de saúde

8. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

palestra pro-rim 27-03-2015 13Conhecer as experiências bem-sucedidas de gestão na área de saúde faz toda a diferença no aprendizado dos alunos do curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar, ofertado pelo Câmpus Joinville. O trabalho desenvolvido pela Fundação Pró-Rim e pelo Ghanem Laboratório Clínico foi destaque das palestras realizadas nos dias 26 e 27 de março, no Auditório do Câmpus, com a presença de alunos e professores do curso.

A palestra com o sócio-proprietário do laboratório Ghanem, Omar Amin Ghanem Filho, no dia 26, abordou as questões de atendimento ao cliente e gestão em serviços de saúde complementares, em que se enquadram os laboratórios clínicos. Entusiasmado com o trabalho e com a missão do Ghanem de ser o melhor em Análises Laboratoriais com responsabilidade à vida, Omar falou da história do laboratório, da expansão das unidades e da segmentação do atendimento.

palestra ghanem 26-03-2015 32O empresário credita o sucesso do laboratório a alguns fatores. “Somos apaixonados por fazer mais e melhor para as pessoas; fazemos o que é certo; somos unidos e agimos com equilíbrio para agregar valor às partes interessadas; e usamos a inteligência e tecnologia para inovar”, resume.

Conforme a professora Anny Letícia Chaves, experiências assim são muito importantes para os alunos conhecer na prática a dinâmica do processo de trabalho de um gestor e aprender com suas vivências.

Fundação Pró-Rim

palestra pro-rim 27-03-2015 3No dia 27, foi a vez dos alunos de Gestão Hospitalar conhecer a experiência da Fundação Pró-Rim na área de gestão. O gerente da Controladoria da Fundação, Leandro Zeni Lorga, apresentou um histórico da instituição e seus principais processos administrativos, como planejamento estratégico, elaboração do orçamento, levantamento de custos, faturamento, sistema de compras e logística, descarte de resíduos hospitalares e sistema eletrônico de gestão, além de falar sobre a parceria com a Fundação Dom Cabral e a construção do Complexo Hospitalar Vida.

Na sequência, o responsável pelo callcenter da Fundação Pró-Rim, Gerson Raul Persike, falou sobre a importância do gestor, como líder, na motivação da sua equipe. Gerson e a gerente de Projetos da Fundação Pró-Rim, Solenir Mielk, aproveitaram a visita ao IFSC para conhecer o laboratório de enfermagem do Câmpus Joinville.

Vale lembrar que a Fundação Pró-Rim é uma entidade privada sem fins lucrativos, reconhecida como instituição de utilidade pública municipal, estadual e federal. É a maior entidade filantrópica do Brasil na área de nefrologia e atende 99% de seus pacientes por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Realiza atendimentos ambulatoriais, hemodiálises e transplantes renais. Atua também nas áreas de ensino e pesquisa em saúde e em prevenção. Está entre as 150 melhores empresas para trabalhar no país, de acordo com o ranking da revista Você S/A. Está sediada em Joinville e possui outras 8 unidades em diversos estados.

“Por tais qualificações, a realização da palestra com colaboradores da Fundação Pró-Rim contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem, por meio da verificação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula ao longo de todo o curso”, avalia a professora Caroline Orlandi Brilinger.