Aluno do Câmpus Joinville representa o IFSC em acampamento espacial

10. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

space camp 2015 6A medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2014 e o ótimo desempenho nas seletivas on-line garantiram ao estudante do Câmpus Joinville, Gabriel Janetzky Pensky, a participação no IV Space Camp (Acampamento Espacial, em inglês), realizado entre 9 e 15 de março, em Foz do Iguaçu (PR). O aluno do 5º módulo do curso técnico integrado em Eletroeletrônica foi o único do IFSC e do estado de Santa Catarina a participar do evento realizado pela ACRUX Aerospace Technologies, em parceria com a OBA, e que teve como cenários o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho.

space camp 2015 2

Durante uma semana, cerca de 150 alunos de ensino médio de todo país e representantes da Argentina e Paraguai participaram de cursos, palestras e atividades relacionadas à astronomia, física e robótica, de forma lúdica e descontraída. Nas oficinas, os participantes eram divididos em equipes de dez integrantes para competições de montagem de robôs e foguetes. “Como faço curso de Eletroeletrônica, vários conceitos utilizados na oficina de robótica eu já conhecia, mas não por isso deixei de aprender muitas coisas novas, até porque o desenvolvimento tinha em vista a exploração espacial”, conta o aluno.

Para Gabriel, a atividade mais interessante foi a criação de foguetes. “Depois de aprender conceitos de foguetes em escala real, colocamos a mão na massa e, em equipes, projetamos os nossos próprios modelos.” O dever de cada equipe era desenvolver dois foguetes: um que carregasse um ovo de codorna até cerca de cem metros de altura e o trouxesse inteiro de volta ao chão; e outro que acertasse um alvo a 150 metros de distância. “Os foguetes tinham um motor de combustível sólido e mediam cerca de 30 cm de altura por 3 cm de diâmetro”, explica.

space camp 2015 3

Outras atrações que chamaram a atenção de Gabriel foi a observação do céu, no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, utilizando o telescópio e o planetário, e as palestras com o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, e com o fundador da Embraer, Ozires Silva. “Destas palestras, posso dizer que aprendi a não desistir. Eles receberam muitos ‘nãos’ em suas vidas, mas nunca desistiram de seus sonhos.”

A avaliação final de Gabriel sobre o evento não poderia ser mais otimista. “Minha opinião particular e, penso eu, unânime entre os participantes, é de que o evento foi espetacular! A somatória de tudo o que aprendemos nesse período com o contato com pessoas de todo o Brasil, e alguns participantes do Paraguai e da Argentina, proporcionou um ambiente saudável de relação e aprendizado, um intercâmbio de cultura e conhecimento que todos levaram para o resto de suas vidas”, conclui.

Tags: