Conif quer fortalecer educação profissional na fronteira

14. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Governo Federal, Matérias

conifO I Encontro de Educação Profissional na Fronteira, realizado na última sexta-feira (10), no Instituto Federal de Brasília (IFB), resultou na construção de agenda para o fortalecimento da educação profissional e das relações binacionais, além do desenvolvimento da cooperação internacional. As primeiras ações serão executadas ainda no primeiro semestre de 2015 pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e os Ministérios da Educação (MEC), da Integração Nacional (MI) e das Relações Exteriores (MRE).

Com experiências exitosas desenvolvidas em parceria com o Uruguai, os campi Santana do Livramento e Jaguarão, ambos do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), são referências da Rede em cooperação internacional. Seguindo esses exemplos, o Conif defende a ampliação das escolas bilíngues e valoriza a prática de convivências interculturais, indo além do conhecimento acadêmico. “Atuar com outros países, que vivem diferentes realidades, viabiliza a troca de experiências e oportuniza a aprendizagem mútua”, disse o presidente do Conif, Belchior de Oliveira Rocha, que ressaltou a necessidade de inclusão da África nas ações de cooperação.

A assessora internacional do Ministério da Educação (MEC), Aline Schleicher, reafirmou a importância da atuação das instituições da Rede Federal para a consolidação da internacionalização da educação. “A internacionalização não se restringe à mobilidade. Para isso, há vários tipos de cooperação e uma estratégia nacional para o fortalecimento da relação com as fronteiras”. Concordando com a assessora do MEC, o coordenador-geral de Programas Macrorregionais do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Peixoto, ressaltou o desempenho da Rede nas regiões de fronteira, sempre em sintonia com o setor produtivo.

Agenda – São atividades previstas para 2015: a criação de grupo de trabalho para aprofundar os debates sobre a educação profissional na fronteira e acompanhar o andamento das ações; a realização de seminário, previsto para o início deste segundo semestre; a intensificação das discussões sobre a legislação e a ampliação da participação do Mercosul Educacional.

O I Encontro de Educação Profissional na Fronteira contou com a participação do vice-presidente do Conif e reitor do IFSul, Marcelo Bender, da assessora de Relações Internacionais do Conif, Marjorie Cerejo, além de representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), do MI e do MRE, e do reitor do IFB, Wilson Conciani, anfitrião do Encontro. Estiveram representados os institutos federais do Amapá, do Amazonas, de Rondônia, de Roraima, do Paraná e Farroupilha.

Assessoria de Comunicação do Conif

Tags: