Professor do Câmpus São José promove observações astronômicas em escolas estaduais

14. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

GEDSC DIGITAL CAMERAMontar um telescópio para observação astronômica de estrelas, planetas e nebulosas, ao mesmo tempo que apresenta e discute pontos relativos à astronomia e à física em escolas estaduais. Este é o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo professor de Física, Marcelo Girardi Schappo, do Câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

O projeto “Observações Astronômicas” visa divulgar a ciência, despertar o interesse pela física e pela astronomia, e aproximar o IFSC da comunidade escolar do nosso estado. O professor explica que eventos astronômicos de destaque, como eclipses solares e lunares, acabam trazendo à tona uma série de conteúdos relacionados ao ensino cotidiano na sala de aula, especialmente na disciplina de Física. “Promover este tipo de evento aberto ao público oportuniza que pessoas leigas tenham acesso a material científico de qualidade, como um telescópio”, explica.

Até o momento, já foram realizadas duas observações: a primeira no dia 30 de março na EEB Presidente Prudente de Morais, em Pomerode; e a segunda no dia 8 de abril, na EEB José Maria Cardoso da Veiga, em Palhoça.

Agendamento

observao astronmica 3As palestras e sessões de observação astronômica envolvendo conhecimentos atuais da física estão à disposição de escolas estaduais. É possível solicitar um tema específico, como a comemoração do Ano Internacional da Luz (2015), astrofísica e cosmologia, física quântica, relatividade e viagem no tempo, e energia nuclear e reatores.

As observações são sempre realizadas à noite ou na madrugada, em horário combinado previamente, e condicionadas a tempo bom. Dependendo da época do ano e do horário, os alvos da observação são diferentes (lua, planetas, nebulosas, galáxias, aglomerados). Recomenda-se marcar a observação em espaço aberto e com boa visibilidade do horizonte.

O agendamento pode ser feito com o coordenador do projeto pelo e-mail marcelo.schappo@ifsc.edu.br, sem qualquer custo para a escola.