Alunos de Guia de Turismo levam colegas a conhecer o Câmpus Garopaba

17. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Garopaba, Matérias

Alunos do curso técnico subsequente em Guia de Turismo do Câmpus Garopaba iniciaram na última semana atividades de guiamento de colegas de outros cursos pelo novo prédio do câmpus, como parte de um projeto de extensão. Eles organizam tours de aproximadamente 20 minutos, que passam por salas de aula, setores administrativos, biblioteca e laboratórios.

guiamentoturismogaropabaUma das responsáveis pelo projeto, a professora Juliani Brignol Walotek, explica que, com essas atividades de guiamento, os alunos praticam habilidades que vão usar quando atuarem como guias profissionais, como planejamento do roteiro, apresentação dos locais, domínio do conteúdo que vai apresentar, controle do tempo e liderança sobre o grupo, entre outros. Antes de iniciar as atividades, os próprios estudantes de Guia de Turismo tiveram que conhecer o câmpus, com o auxílio de professores.

Os alunos de Guia de Turismo dividem-se em duplas para organizar os guiamentos. Juliani e a assistente de alunos Paula Ramos, outra responsável pelo projeto de extensão, gravam as atividades em vídeo. As gravações serão usadas para que os alunos melhorem seus guiamentos. Algumas duplas vão organizar tours pelo bairro onde está localizado o câmpus (Campo D’Una) e bairros vizinhos, como Araçatuba e Ressacada.

A ideia das responsáveis pelo projeto é, no futuro, organizar visitas de alunos de escolas da região e da comunidade em geral ao câmpus. “Para isso, os estudantes do curso de Guia de Turismo têm que conhecer bem o câmpus”, explica Juliani.