Alunos do Câmpus Lages realizam visita técnica em Caçador

17. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

lagesOs alunos do quarto módulo dos cursos técnicos em Eletromecânica e Mecatrônica do Câmpus Lages estiveram na última sexta-feira (10) em visita técnica a duas empresas de Caçador, município do Meio-oeste Catarinense.

Acompanhados dos professores Alisson Luiz Agusti, Ariton Araldi, Anderson Luís Garcia Correia e da psicóloga Milena Garcia, os alunos puderam acompanhar o funcionamento real de empresas da área de processos industriais.

“O foco não foi o processo produtivo das empresas, mas sim mostrar o parque fabril, a maquinaria e instalações de utilidades (elétricas e mecânicas). Como eles estão no último módulo do curso, puderam ver a aplicação dos conteúdos aprendidos em aula”, explica Alisson, que é coordenador do curso Técnico em Mecatrônica.

As empresas visitadas foram a Fezer SA e Sincol SA. “No curso eles veem uma simulação. Nas empresas eles foram expostos à realidade das fábricas, onde nem sempre o maquinário será novo, onde há barulho, prazos a cumprir”, completa.

Para os alunos, a atividade cumpriu seus objetivos. Para Stephanie Rauber, aluna da Mecatrônica, “deu pra ter uma visão mais ampla da prática, pois aprendemos bastante a teoria no curso às vezes temos que usar a imaginação para entender o processo. Olhando na prática, tiramos nossas dúvidas e conclusões a partir da atividade real sendo feita em nossa frente”.

Entre os conceitos vistos nas empresas, destacaram-se o desenvolvimento, montagem e manutenção, e desenho técnico. “Eles têm desenho técnico no curso, mas ir na fábrica e ver que a precisão do desenho é fundamental para a realização do trabalho é a melhor forma de assimilar o conteúdo”, finaliza Alisson.