Fórum discute estratégias para fomentar o empreendedorismo no IFSC

24. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

Estimular o empreendedorismo é uma das finalidades dos Institutos Federais conforme a lei nº 11.892/2008 que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Fomentar e fortalecer a inovação e o empreendedorismo também é uma das ações previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSC 2015-2019. Mas como colocar isso em prática? Essa foi a discussão proposta pelo Fórum de Educação Empreendedora do IFSC realizado nesta quinta-feira (23) no auditório Prof. Marcos Cardoso Filho na reitoria.

SONY DSCPara gerar a provocação nos participantes, a assessora da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional do IFSC e integrante do Grupo de Trabalho de Empreendedorismo do IFSC, Deizi Paula Giusti Consoni, apresentou a origem da palavra empreendedorismo e a legislação federal e estadual que trata do tema. “Qual é o papel do IFSC na promoção e no ensino do empreendedorismo? Seria a escola um ponto de partida para a inserção do empreendedorismo?”, indagou à plateia.

SONY DSCO gestor de Educação Empreendedora do Sebrae/SC, Fernando dos Santos, apresentou o programa nacional de educação empreendedora da entidade que promove ações para a inserção do empreendedorismo no ensino formal. Além disso, o gestor esclareceu a visão reducionista de que o empreendedor é apenas quem abre um negócio. “O conceito de empreendedor é mais amplo do que o de empresário. Empreendedor é o cara que tem comportamentos que o colocam em protagonismo em relação ao meio em que ele vive”, destacou.

SONY DSCOs desafios da educação empreendedora também foram levantados pelo diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortiga. Entre eles, o profissional citou a criação de um ambiente adequado de aprendizagem e a ruptura de um modelo mental. “Não existem pessoas desprovidas de recursos, mas sim estados emocionais desprovidos de recursos”, afirmou.

Sobre o ensino do empreendedorismo em sala de aula, Ortiga destacou que não se pode estabelecer muitas regras para a criação de uma cultura empreendedora. “A ideia de ter um espaço na matriz curricular para o empreendedorismo é boa, mas isso não exlcui a possibilidade dos professores fazerem a sua disciplina com um viés empreendedor”, ressaltou.

No período da tarde, os participantes foram capacitados para serem tutores da Plataforma Negócio Certo Universitário Sebrae, que traz informações sobre empreendedorismo e soluções para tornar uma idea de negócio em realidade. “A intenção é que os professores do IFSC utilizem essa plataformas em sala de aula, oferecendo conteúdo e ferramentas digitais ao seus alunos”, explica o chefe de Departamento de Inovação e Assuntos Internacionais do IFSC, Luiz Henrique Castelan Carlson.

SONY DSCNa avaliação de Carlson, o evento foi o início da discussão no IFSC. “Nosso desafio é encontrar maneiras de tornar o IFSC uma instituição mais empreendedora e, mais do que isso, buscar uma mudança de atitude nos nossos servidores para que eles motivem os nossos alunos a empreenderem”, ressalta. Segundo o professor, a temática empreendedorismo continuará em pauta na instituição e deve ser ainda mais destacada durante o Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC que será realizado em agosto no Câmpus Criciúma.

Desafio IFSC de Ideias Inovadoras

Durante o evento, também foi apresentado Desafio IFSC de Ideias Inovadoras, competição lançada na última semana e que tem como objetivo estimular o espírito empreendedor e preparar os alunos para os desafios do mercado e para as oportunidades de negócio. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de maio por meio do formulário eletrônico disponível em www.ifsc.edu.br/desafio. Clique aqui para mais informações.

Gravação do evento

O Fórum de Educação Empreendedora do IFSC foi transmitido ao vivo pela IFSCTV para que servidores de todos os câmpus pudessem participar. Para quem tiver interesse, é possível assistir à gravação do evento.

Programação Manhã

Programação Tarde

 

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.