Aluna do Câmpus Florianópolis recebe prêmio da ONU

29. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

A estudante Alícia Maria Amancio da Silva, do curso técnico integrado em Saneamento do Câmpus Florianópolis, vai receber o prêmio Jovem como Agente da Mudança (Youth as Changemaker) da Convenção-quadro das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (UNFCC, na sigla em inglês), durante a Reunião Interseccional sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Bonn, na Alemanha, de 4 a 15 de junho.

A premiação é resultado de uma votação feita por 1,2 mil jovens e reconhece as ações que Alicia vem desenvolvendo dentro da Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente fortalecendo e liderando a juventude latina na discussão de questões ligadas a meio ambiente e clima.

Alícia, à direita, em reunião com a reitora Maria Clara Kaschny Schneider

A estudante do IFSC foi um dos 10 representantes da juventude brasileira na 20ª Conferência sobre Mudança Climática (COP20) realizada pela ONU em dezembro passado, em Lima, no Peru, e desde então, tem participado de reuniões com outros jovens e negociações com o governo do Brasil para promover ações sobre mudanças climáticas e preservação dos recursos naturais. Alícia foi indicada para participar da COP20 pela ONG Engajamundo, da qual é integrante.

O interesse de Alícia, que completa 18 anos em 2 de maio e está na terceira fase do curso de Saneamento, em trabalhar com questões ambientais surgiu depois de um trabalho feito na primeira fase como projeto integrador (PI).

“Antes, eu era mais focada em causas sociais. Depois desse trabalho, que tinha como foco a sustentabilidade, comecei a perceber como existem problemas ambientais. Não adianta lutarmos por um mundo melhor se não houver mundo para vivermos”, comenta a estudante. Ela gravou um vídeo no qual contou a experiência do trabalho e chamou a atenção da ONG Engajamundo, abrindo a ela as portas da participação nos eventos da ONU.

Como resultado de sua participação em eventos da ONU, onde fez apresentações e pronunciamentos, a aluna do IFSC já recebeu propostas de bolsa de estudos em uma universidade da Holanda e outra dos Estados Unidos. Ainda bastante jovem, Alícia já teve também oportunidade de conhecer o secretário-geral das Nações Unidas, o sul-coreano Ban Ki-moon, e o ator norte-americano Leonardo di Caprio, nomeado pela ONU como Mensageiro da Paz em Mudanças Climáticas. Em dezembro, na COP21 que será realizada em Paris, na França, ela espera conhecer o presidente norte-americano, Barack Obama.

A ida de Alícia à Reunião Interseccional sobre Mudanças Climáticas será custeada pelo IFSC, por meio do edital de apoio à participação de estudantes em eventos. Além de receber a premiação, ela vai apresentar em Bonn um trabalho acadêmico sobre saneamento básico no Brasil e em Florianópolis. “O apoio do IFSC foi muito importante, não só o financeiro, mas também de professores e do coordenador do meu curso, que me ajudaram a desenvolver o trabalho”, diz.