Seminário aproxima IFSC da pesquisa em turismo e tecnologia

29. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Eventos, Matérias, Reitoria

foto-finalO 1º Seminário Brasil-Espanha de Inovação Tecnológica em Turismo, encerrado nesta quarta-feira (29) no Auditório da Reitoria em Florianópolis, foi um momento de aproximação do IFSC com importantes instituições de pesquisa em turismo e tecnologia, tanto no Brasil quanto na Espanha.

O evento, idealizado pela UFPR e IFSC, contou com cerca de 120 participantes presenciais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Norte e Espanha. Além disso, foi acompanhado pela transmissão da IFSCTV e UnisulVirtual.

Atualmente, o IFSC possui dois câmpus que atuam no eixo de turismo, hospitalidade e lazer, que são o Câmpus Florianópolis – Continente e o Câmpus Garopaba. Segundo o professor Tiago Savi Mondo, coordenador do Grupo de Pesquisa em Gestão de Turismo, o evento foi uma ótima oportunidade para estreitar os laços e estabelecer pesquisa em rede e aplicações tecnológicas no turismo de Florianópolis e de outras localidades.

Para o professor Vinicius de Lucca Filho, o conteúdo apresentado foi de alto nível, com alguns dos principais pesquisadores em turismo e tecnologia do Brasil e da Espanha. “As estratégias e ações dos espanhóis podem servir de referência para nós. É importante aprender com quem faz bem e aproveitar o conhecimento de instituições e universidades brasileiras para o desenvolvimento de aplicações em prol do desenvolvimento do turismo”.

De Lucca destaca ainda que houve a ampliação do relacionamento e desenvolvimento de parcerias entre instituições de pesquisa, no Brasil e na Espanha. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) possui mestrado em Turismo e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um programa de pós-graduação que vai do mestrado ao pós-doutorado na área. Também foi um momento de os alunos terem contato com novos conhecimentos. O objetivo, agora, é promover uma segunda edição do Seminário.

O evento foi idealizado pelo professor da UFPR, Alexandre Augusto Biz, em parceria com o IFSC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Sebrae – SC, UnisulVirtual, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Turismo da UFRN, International Federation for IT and Travel & Tourism (Ifitt) e Cooperative Research Center in Tourism (Cictourgune), da Espanha.

Tags: , ,