IFSC conclui Censo da Educação Superior

30. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

O IFSC, por meio da Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas (Deia), cumpriu com êxito e dentro do prazo a coleta dos dados para o Censo da Educação Superior (Censup) em 2015, relativo ao ano de 2014. O prazo final foi 24 de abril, prorrogado para dia 29, para as instituições que não conseguiram finalizar o preenchimento no prazo.

O Censup é uma demanda do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem por objetivo coletar os dados da Educação Superior no Brasil. A coleta reúne informações tais como a quantidade de cursos de graduação ofertados, vagas novas, número de inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes, além de informações sobre o corpo docente, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa. As informações são fundamentais para a definição e o monitoramento de políticas públicas e o conhecimento da realidade do ensino superior, bem como para a transferência de recursos da União às instituições federais.

Segundo Gustavo Moraes, diretor da Deia, os dados passaram pela rigorosa crítica metodológica do Inep, apontando erro zero para as inconsistências apresentadas no preenchimento. A validação dos dados pelo Censup é tão rigorosa, que rastreia (pelo CPF) a vida acadêmica dos estudantes nos últimos anos, indicando, por exemplo, se a Instituição deixou de informar algum aluno que foi relatado no ano anterior.

Os dados foram informados pelos oito câmpus, com a coordenação da Deia, em uma política colaborativa de ação em rede. Após a coleta, o Inep verificará a consistência dos dados e, em seguida, reabrirá o sistema às instituições de ensino para conferência e validação, sendo o censo considerado concluído após essa etapa. A divulgação oficial dos resultados, pelo Inep, ocorrerá dia 21 de agosto.

Confira os números de 2014 nos oito câmpus do IFSC que oferecem curso superior:

• Passaram pelo IFSC 3.875 alunos;

• Foram ofertadas 1838 vagas à sociedade (contando-se as novas e as remanescentes);

• As vagas foram distribuídas em 23 cursos de graduação;

• Formaram-se 368 novos profissionais de ensino superior em Santa Catarina, a maior parte deles representando as primeiras turmas que chegam à integralização de seus cursos – um número que certamente manterá sua tendência de ascensão nos próximos anos, com a crescente consolidação das ofertas dos novos cursos superior;

• Entre os servidores, a educação superior do IFSC contou com o trabalho de 969 técnicos-administrativos, dentre os quais 58,61% possuem curso superior, e com 425 professores, dentre os quais 91,76% são mestres ou doutores.

Tags: , ,