Projeto de extensão do Câmpus Criciúma aproxima alunos de escolas públicas do universo da Química

5. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Matérias

quimica 001O projeto de extensão “Oh abre alas que a Química quer passar” tem como proposta trazer alunos de escolas públicas da região para conhecerem a infraestrutura do Câmpus Criciúma e fazerem pequenas experiências nos laboratórios de Química. O intuito é aproximar os alunos do universo da Química e mostrar o quão fascinante pode ser a carreira desse profissional. “Nós vamos abrir dois cursos de Química em 2016, uma turma do técnico integrado e uma da licenciatura e a proposta é mostrar para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do terceiro ano do Ensino Médio o que um químico faz”, explica Ana Paula Figueiredo, técnica de laboratório de Química e coordenadora do projeto de extensão.

quimica 005O projeto começou em março deste ano e terá duração de cinco meses. Durante esse período, a perspectiva é que mais de 350 alunos de escolas públicas visitem o câmpus. Uma das escolas participantes é a Oswaldo Hulse. “Por enquanto, nossos alunos só têm aulas de Ciências e vejo que para eles é muito importante participarem desse projeto, porque desperta o interesse pela Química. Muitos deles nunca tinham entrado em um laboratório”, explica a professora de Ciências Daiane Fernandes.

quimica 006No laboratório, os alunos fazem pequenos experimentos em que conseguem, por exemplo, identificar se uma gasolina tem uma proporção maior de álcool do que é permitido e foi, dessa forma, adulterada. “ Nós ficamos muito empolgadas e iremos nos inscrever para o curso técnico em Química”, afirmam as alunas Laura Hardt e Caroline da Rosa, da Escola Oswaldo Hulse.

Além da técnica de laboratório de Química do câmpus, fazem parte desse projeto os professores Lucas Dominguini e Marcelo Dal Bó e as alunas Maria Júlia Brunel e Patrícia Vieira.

Tags: