Alunos do Câmpus Garopaba produzem bioplástico de batata

7. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Garopaba, Matérias

bioplásticoEm uma aula prática no Câmpus Garopaba do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), alunos do curso técnico concomitante em Biotecnologia produziram amostras de bioplástico a partir de amido de batata. Fabricado com recurso renovável, o bioplástico é uma alternativa ao plástico comum, originado do petróleo. O procedimento em laboratório foi monitorado pela professora Sabrina Moro Villela Pacheco, da unidade curricular de Biotecnologia Ambiental.

Sabrina conta que, cada vez mais, cientistas tentam fabricar plásticos usando recursos renováveis, de origem vegetal. “As vantagens destes estudos são inúmeras, principalmente relacionadas ao fato de serem utilizados recursos renováveis para sua obtenção e pelo fato de o bioplástico ser biodegradável e promover menor impacto ambiental”, diz.

O bioplástico, ou biofilme, foi produzido pelos alunos em duas aulas práticas. Primeiro, o amido foi extraído de batatas previamente batidas no liquidificador, aquecido e misturado com corante alimentício e glicerina. Depois de espalhada em um refratário, a massa do bioplástico passou por um período de secagem de duas semanas. Mesmo que possua utilização limitada devido a sua menor resistência, o bioplástico é muito mais ecológico, já que leva poucos dias para se decompor na natureza, enquanto o plástico comum demora 400 anos.

As amostras do bioplástico serão expostas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do IFSC, em outubro, e na 13ª Mostra Lutz, que ocorre no mês de novembro, promovida pela Fundação Gaia de Meio Ambiente.