Câmpus Florianópolis e Joinville promovem atividades na Semana da Enfermagem

7. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Joinville, Eventos, Matérias

enfermagem_ifscOs câmpus Florianópolis e Joinville do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) promoverão atividades na Semana da Enfermagem, que acontece de 11 a 15 de maio. O evento marca as comemorações ao Dia Internacional da Enfermagem (12) e ao Dia do Técnico em Enfermagem (20).

A partir do dia 11, o hall de entrada do Câmpus Florianópolis receberá um Memorial da Enfermagem, que ficará exposto até o dia 15 no local. A abertura oficial será às 13h30 do dia 12, com uma mostra artística. Em seguida, haverá uma mesa-redonda com o tema “O profissional de Enfermagem e o Sistema Único de Saúde”. Ainda na terça, às 16h30, será ministrada a palestra motivacional “Superando Limites”, com Viviane Baldissera.

Na quarta-feira (13), a programação é no Câmpus Joinville. A palestra de abertura do evento, às 8h30, será sobre papilomavírus humano (HPV), com a enfermeira Juliane Dressel, e a do período da tarde, às 14h, será sobre manejo de vítima em parada cardiorrespiratória (PCR), com o instrutor de treinamento de emergência, Maicon Schroeder.

Entre as palestras, alunos dos cursos de Enfermagem de Joinville e Florianópolis vão realizar quatro workshops com os temas: prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST); prevenção de acidente vascular cerebral (AVC); verificação de pressão arterial; e reanimação cardio pulmonar. Também haverá exposição de banners com trabalhos científicos e apresentação do Memorial Histórico do curso técnico em Enfermagem do Câmpus Joinville.

“A programação é bastante ampla e tem como objetivo promover ações educativas para a comunidade, além de dar visibilidade ao curso”, explica a coordenadora do evento no Câmpus Joinville, professora Joanara Winters. Ela lembra que programações alusivas à Semana de Enfermagem são realizadas no câmpus desde o início do curso, há vinte anos, em comemoração à data do nascimento da “mãe” da enfermagem moderna, Florence Nightingale, lembrada no dia 12 de maio.

Tags: ,