Câmpus Gaspar busca parceria em projeto de aquaponia

8. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

projeto-gasparRepresentantes do Câmpus Gaspar, da Secretaria de Agricultura do município e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) estiveram com o produtor Márcio Luis Buettgen, do bairro Gaspar Alto Central, nessa quinta-feira (7) para conhecer o seu trabalho. O produtor, depois de várias capacitações e estudos de mercado, há dois anos começou a investir em cultivo de hortaliças no sistema hidropônico.

Participaram da visita o Secretário de Agricultura, Alfonso Hostert; o Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agricultura, Henrique Pires; a professora do Câmpus Gaspar e coordenadora do Projeto de Desenvolvimento da Piscicultura, Graciane Pereira; o Engenheiro Agrônomo da Epagri, Josi Prestes; e o Engenheiro de Aquicultura e bolsista do Projeto de Peixe Orgânico, Leonardo Ferreira.

A hidroponia é o cultivo de plantas terrestres sem a utilização de solo, onde as raízes são imersas em uma solução nutritiva e balanceada que contém todos os minerais para o crescimento e desenvolvimento da planta, sendo necessária uma estrutura para sustentação da planta e um reservatório para a solução de nutrientes.

Segundo o produtor rural, o investimento inicial é alto, em função da tecnologia empregada em sistema protegido, estrutura e mão de obra especializada, com mais de 10 funcionários atendendo o cultivo, distribuição e venda. Mas, a alta produção em um pequeno espaço de hortaliças de excelente qualidade, livres de defensivos e pragas, agrega valor aos produtos e compensam o investimento.

Atualmente ele produz neste sistema alface, rúcula, cebolinha, tempero verde, agrião e chicória. A produção de mais de 120 mil mudas por mês é feita em sistema protegido e ocupa uma área de 5 mil m². A venda ocorre em vários mercados e restaurantes da região.

A intenção da visita técnica foi, além de conhecer o sistema hidropônico e suas vantagens, buscar uma parceria no desenvolvimento de um projeto de aquaponia, que é uma interação entre peixes, bactérias e plantas, em que os nutrientes são fornecidos pelos organismos aquáticos. A ideia é que Márcio desenvolva o projeto em sua propriedade para que sirva como referência para outros produtores, já que este modelo de produção não é comum na região.

Agora, o Engenheiro de Aquicultura e bolsista do Projeto de Peixe Orgânico do IFSC, Leonardo Ferreira, irá montar o projeto de aquaponia e, em seguida, apresentá-lo ao produtor para que verifique a viabilidade de executá-lo.

Texto e foto: Prefeitura de Gaspar

Os comenários não estão permitidos.