Grupo de estudos no Câmpus Joinville prepara alunos para olimpíadas de matemática

12. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

matematica-joinvilleOs alunos apaixonados por matemática têm encontro marcado todas as segundas-feiras, das 18h às 20h20, na sala 212 do Câmpus Joinville. O grupo de estudos matemáticos coordenado pelo professor Paulo Amaro tem como objetivo preparar os alunos interessados em participar das olimpíadas de matemática deste ano: Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas (Obmep) e Olimpíada Regional de Matemática (ORM).

O grupo ainda é pequeno, mas composto por alunos persistentes e motivados. “Convidamos todos os alunos dos cursos integrados a participar. É só chegar com vontade de aprender e compartilhar experiências. As atividades servem para estimular o estudo da matemática por meio da resolução de exercícios nos moldes das olimpíadas”, explica o professor.

Neste trabalho, o grupo conta com um reforço importante: o ex-aluno de Eletroeletrônica, Fernando Lapa, que se formou no final de 2014 com um saldo de 13 medalhas em olimpíadas do conhecimento, no período de quatro anos em que estudou no IFSC. Sua última medalha foi a de ouro na Obmep 2014, nível 3, em que obteve a melhor pontuação entre os alunos de ensino médio de todo estado de Santa Catarina.

Fernando, que está na terceira fase do processo seletivo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para o curso de Matemática, é voluntário no grupo, preparando os exercícios e auxiliando os alunos a vislumbrar maneiras diferentes de resolver a mesma tarefa. “Estou aprendendo bastante com o grupo, porque são raciocínios diferentes e visões que se complementam na solução dos problemas”, comenta.

Referência

matematica-joinville2A exemplo de Fernando, que seguiu a linha crescente da premiação da Obmep – menção honrosa e medalhas de bronze, prata e ouro, o aluno Ricardo Gonçalves, do 5º módulo de Eletroeletrônica, se esforça para manter esta evolução. As medalhas de prata e ouro são seus próximos alvos.

No ano passado, ele conquistou a medalha de bronze na olimpíada e uma vaga no Programa de Iniciação Científica Júnior, com bolsa pelo CNPQ, em que participa de encontros presenciais mensais e fórum com tarefas on-line. A participação nos dois grupos o tem animado bastante: “o convívio é legal e a reunião de diversas pessoas faz a gente descobrir formas diferentes de pensar e de ver o mesmo problema”.

Autodidata, Ricardo tem facilidade com números e cálculos. “O bonito é que tudo precisa de matemática. Ela está aplicada em todas as coisas”, finaliza entusiasmado.