Professoras da rede de Educação Infantil de Criciúma fazem curso de contação de histórias

13. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Matérias

contacao-araranguaProfessoras da rede de Educação Infantil de Criciúma estão aprendendo a transformar clássicos infantis em pequenas peças de teatro. Elas são alunas do curso de Contador de Histórias do Pronatec Mulheres Mil ofertado pelo Câmpus Criciúma do IFSC. O curso tem duração de 160 horas e oferece aulas teóricas e práticas de interpretação, expressão corporal e de adaptação de textos para o teatro.“A proposta é que elas aprendam a contar histórias tanto em ambientes escolares quanto não escolares como hospitais, abrigos e asilos. Nós entendemos que com a contação de histórias, nós conseguimos estimular a imaginação e o gosto pela leitura”, afirma Adria Corrêa, professora do curso Pronatec de Contador de Histórias e coordenadora da rede de Educação Infantil da prefeitura de Criciúma.

As alunas do curso adaptaram fábulas de Esopo, textos bastante conhecidos como “Dona Baratinha” e “Vestido Azul” ou mesmo criaram textos baseados em depoimentos que leram na internet. As professoras da rede de Educação Infantil Rita Gonçalves e Maria Cristina Bonfante criaram duas personagens idosas que, ao se encontrarem numa praça, passam a relembrar a infância e a juventude, história que foi apresentada aos alunos dos cursos técnicos integrados no dia 06 de maio. “Nossa proposta foi trabalhar as relações familiares de forma lúdica e fazer com que eles reflitam sobre isso”, afirma Rita Gonçalves.

contacao-ararangua2Rosângela Dominguini dá aulas de produção textual na rede de Educação Infantil e diz que desde que começou a fazer o curso passou a ser vista como uma referência para os alunos. “Eles chegam a me parar na rua para perguntar quando eu vou contar histórias nas turmas. O que eu tenho observado é que com a contação de histórias é possível promover mudanças, inclusive de comportamento. Muitas crianças se identificam com as histórias e isso permite estreitar a relação entre eles e o professor. Eu costumo contar a história do Vestido Azul de como a roupa transformou não só a vida de uma menina, mas de todo um bairro e mostrar que cada um tem o seu vestido azul e pode fazer a diferença”, explica a professora da rede de Educação Infantil.

O grupo fará novas apresentações no dia 16 de maio na Associação Beneficente Nossa Casa.

Assista ao vídeo das apresentações

Tags: