Câmpus São José promove oficina de robótica com estudantes de escola estadual

14. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

robotica-sj2O projeto de extensão “Mulheres na engenharia, quebrando paradigmas” do Câmpus São José recebeu na última terça-feira (12) alunos do terceiro ano da E.E.B. Presidente Juscelino Kubitschek para uma oficina de robótica. Em desenvolvimento desde setembro do ano passado, o projeto tem a proposta de despertar o interesse de alunas do ensino médio para carreiras da engenharia. Porém, ao longo deste período, vem envolvendo não só as meninas, mas todos os estudantes do terceiro ano da escola.

robotica-sj3

No laboratório de redes do câmpus, os alunos foram recepcionados pelos bolsistas do projeto, Matheus Fabro e Matuzalém Muller, que demonstraram como os robôs Lego Mindstorms se movimentam através de programação simples, utilizando o softwares Kit EVE3. Depois, os estudantes puderam programar ações de sua livre escolha, utilizando principalmente os sensores sonoros e de movimentação dos robôs.

Após a oficina, o coordenador do projeto, Eraldo Silveira e Silva, explicou as perspectivas dos profissionais formados no curso de Engenharia de Telecomunicações oferecido pelo Câmpus São José, além das oportunidades de pesquisa, extensão, intercâmbio, assistência estudantil e monitorias a disposição dos acadêmicos do curso.

João Victor, estudante do terceiro ano da escola Juscelino Kubitschek, disse que nunca havia realizado nada na área de programação, e que a visita foi extremamente interessante. “Me fez pensar em fazer o vestibular para o curso de Engenharia do Câmpus São José”, relata. O projeto prevê a oferta de novas oficinas e a realização de uma competição com robôs até agosto deste ano.

Tags: ,