Alunos do Câmpus Lages participarão de programa de empreendedorismo

15. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

lages-jaOs alunos dos cursos do período vespertino (Agroecologia, Informática e Análises Químicas) assistiram na última quarta-feira (13) à apresentação do Programa Miniempresa, organizado pela Júnior Achievement, associação educativa sem fins lucrativos que atua em 121 países na promoção do empreendedorismo aos estudantes.

“Temos a missão de inspirar o jovem a empreender. Fazemos isso com ele ainda na escola, prestando um consultoria prática para que entenda como montar e manter um negócio”, explica Rosemary Alves Marafigo, coordenadora de projetos da unidade de Lages da Júnior Achievement.

O Programa Miniempresa vai selecionar 35 alunos (30 titulares e 5 suplentes) com base em seus perfis profissionais. O perfil será definido por meio de um questionário que foi preenchido pelo alunos após a palestra. O grupo terá 15 encontros para montar uma miniempresa, onde deverão planejar, produzir e vender um produto escolhido pelos participantes. Os encargos e impostos da futura empresa serão revertidos a uma instituição de caridade.

“Os próprios alunos decidirão a diretoria e outras funções. No 15º encontro haverá uma avaliação da atividade, com a socialização dos resultados”, explica.

O IFSC é a primeira instituição a receber o projeto em Lages. Os encontros da futura empresa acontecerão no câmpus às quartas-feiras e serão acompanhados pelos consultores do projeto. “Esses consultores são empresários da cidade que atuarão voluntariamente do programa, contando seus cases de sucesso e orientando os participantes na organização da empresa”, explica Valter Pereira da Silva, coordenador do Núcleo de Educação à Distância do Câmpus Lages, que intermediou a vinda da organização.