Câmpus Florianópolis e Joinville comemoram Semana Brasileira da Enfermagem

15. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Joinville, Matérias

semana enfermagem 1 28Palestras, oficina, workshops e simulações de resgate movimentaram os câmpus Florianópolis e Joinville Instituto Federal de Santa Catarina, nesta quarta-feira (13), durante a programação alusiva à Semana Brasileira da Enfermagem, que contou com a participação de alunos dos cursos técnicos em Enfermagem dos dois câmpus e de alunos dos cursos integrados. O evento é realizado anualmente em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem (12) e ao Dia do Técnico em Enfermagem (20).

semana enfermagem 1 13Ao fazer a abertura da programação, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, destacou a importância do curso para os câmpus de Florianópolis e Joinville e afirmou que o ideal seria que o IFSC pudesse oferecer o curso técnico em Enfermagem em todas as regiões do Estado, devido à carência de profissionais formados na área. “O curso de Enfermagem realiza um trabalho social e integrado que traz benefícios aos estudantes e à comunidade”, ressaltou.

O diretor-geral do Câmpus Joinville, Maurício Martins Taques, elogiou os professores do curso pela dedicação ao ensino e por fazerem tão bem a ligação com a pesquisa e a extensão. Já a coordenadora da área de Ambiente e Saúde, Marieli Krampe Machado, lembrou como o curso é bem-visto no mercado de trabalho, concretizando a missão do IFSC de oferecer ensino público de qualidade. “Nossa preocupação é passar aos alunos não só o fazer, mas o saber fazer e o por que fazer”, completou professora Joanara Winters, coordenadora da programação deste ano.

Ações educativas

semana enfermagem 1 35A programação teve como foco a realização de ações educativas voltadas aos alunos de Enfermagem, para capacitação, e aos adolescentes dos cursos integrados em Mecânica e Eletroeletrônica, para sensibilização. Para o público mais abrangente, a palestra sobre papilomavírus humano (HPV), com a enfermeira Juliane Dressel, chamou a atenção para as doenças sexualmente transmissíveis (DST).

A informação de que, durante a vida, pelo menos uma vez, as pessoas vivem episódios de transmissão de HPV alertou os adolescentes para a importância da informação e da prevenção. A enfermeira explicou que o HPV faz parte do grupo de DST e lembrou a importância do sexo seguro para evitar a transmissão. Com linguagem clara para os jovens, a profissional da saúde falou sobre sintomas, diagnósticos e tratamento.

semana enfermagem 3 14A outra palestra foi de capacitação aos futuros profissionais de saúde na área de reanimação cardiopulmonar, com o instrutor de treinamento de emergência, Maicon Schroeder. Ele explicou como se identificam as vítimas em parada cardiorrespiratória (PCR), o seu manejo e as técnicas de reanimação, em que a massagem cardíaca é prioridade. Se a técnica for aplicada imediatamente e de forma correta, ela promove o retorno da circulação espontânea do sangue, o que resulta em sobrevivência com qualidade de vida, explicou o profissional.

Com o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Setem, também foram realizadas duas simulações de acidentes para mostrar as formas de resgate de vítimas e a importância da imobilização dos pacientes para preservação da cervical e do atendimento rápido e integrado das unidades de resgate. A narração das etapas de resgate junto com a prática contribuiu para o aprendizado.

semana enfermagem 2 38Outra atividade que cativou os alunos foi a oficina de jogos cognitivos, desenvolvida pela professora Josiane Siewert, a partir de suas experiências com idosos em associações e instituições de longa permanência. “Os jogos estimulam a atenção e a concentração, que são os dois fatores que influenciam na memória”, explicou.

Por meio de workshops, a programação abriu espaço para os alunos mostrarem os seus trabalhos, com a orientação dos professores, nas áreas de prevenção das DST; prevenção de acidente vascular cerebral (AVC); verificação de pressão arterial; e reanimação cardio pulmonar. A exposição de banners com trabalhos científicos e do Memorial Histórico do Curso Técnico em Enfermagem do Câmpus Joinville complementaram a programação.

Mais fotos no facebook.