Projeto aproxima acadêmicas do Câmpus São José a alunos de atendimento pedagógico hospitalar

19. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

pedagogico_hospitalar1As acadêmicas da 5ª fase do curso de licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Química do Câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) visitaram, no dia 27 de abril, o espaço de atendimento pedagógico do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Durante a visita, as acadêmicas realizaram entrevistas com a coordenadora pedagógica do hospital, com as professoras de diferentes áreas e com pacientes/alunos da classe de atendimento hospitalar.

A coordenadora do projeto, Gisélia Antunes Pereira, diz que o projeto de extensão teve a sua primeira versão realizada em 2013, na parceria entre as disciplinas de Projeto Integrador IV, Didática das Ciências e Gestão Escolar. Depois teve continuidade nas práticas das componentes curriculares de Estágio de Observação. “Neste momento, a proposta esta vinculada a ação das componentes curriculares de Estagio de Observação 1 e Gestão e Políticas Públicas”, explica.

Dentre os objetivos do projeto, destaca-se a oportunidade das acadêmicas agregarem o olhar inclusivo à sua formação docente, no campo das Ciências Naturais e da Química. Além disso, o projeto visa ampliar e consolidar o vínculo do IFSC com a comunidade externa. A próxima atividade do projeto no Hospital Infantil está agendada para o dia 28 de maio, onde será realizada uma oficina temática, com os pacientes/alunos do 1º ao 9º ano do atendimento pedagógico hospitalar.