Curso de Enfermagem do Câmpus Joinville usa teatro para falar sobre DST

22. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

apresentao dst 14-05-2015 8A encenação de fatos cotidianos e comuns aos adolescentes, como o encontro no bar, a balada, o namoro e o convívio familiar, foi a alternativa usada pelos alunos da terceira fase do curso técnico em Enfermagem para orientar sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST). O teatro abordou ainda as questões de diagnóstico e tratamento. No total, foram quatro apresentações para abranger todos os alunos dos cursos técnicos integrados do Câmpus Joinville.

O conteúdo faz parte da disciplina de educação em saúde, que envolve saúde da mulher, saúde coletiva e saúde da criança e adolescente. “Para chamar a atenção dos adolescentes para um assunto tão delicado e importante é preciso usar uma linguagem mais dinâmica. E os alunos de Enfermagem deram conta deste desafio”, avalia a professora da disciplina, Juraci Tischer.

Após a dramatização, os alunos puderam debater sobre o tema e esclarecer dúvidas sobre DST, formas de infecção, prevenção, diagnóstico e tratamento. “Características próprias da adolescência tornam moças e rapazes mais vulneráveis às DST. Por outro lado, esse é um período da vida propício à aquisição de hábitos saudáveis e à promoção da saúde”, lembra a professora.

Tags: