Projeto de extensão do Câmpus Gaspar ensina alunos a fazer programação de jogos

22. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

oficina_aproex_gasparEntre os dias 20 e 22 de maio, foram realizadas no Câmpus Gaspar cinco oficinas de introdução à programação de jogos com o Scratch com alunos do 9º ano das escolas de educação básica Vitório Anacleto Cardoso, Zenaide Schmitt Costa, Ferandino Dagnoni e Dolores dos Santos Krauss. Nas oficinas, os alunos aprenderam a usar o software Scratch e tiveram a oportunidade de desenvolver um jogo de computador.

O Scratch foi criado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e tem o intuito de ajudar as crianças e jovens a aprender a pensar de maneira criativa, refletir de maneira sistemática e trabalhar  de forma colaborativa – habilidades essenciais para a vida no século 21.

Estão confirmadas ainda, ao longo dos meses de maio e junho, a realização de mais sete oficinas com alunos de escolas do município de Gaspar, algumas realizadas nas escolas, outras nas instalações no Câmpus Gaspar. A perspectiva é que ao final do projeto, aproximadamente 350 alunos tenham participado das oficinas.

As oficinas fazem parte do projeto de extensão “Desenvolvendo jogos e aprendendo eletrônica usando o Scratch”, que é coordenado pelo professor Andrei de Souza Inácio e conta com a participação dos bolsistas Ariel da Silva e Jean Rigo.

O projeto foi financiado pelo Aproex e consiste na promoção do ensino de lógica e computação para  alunos do ensino fundamental através do desenvolvimento de jogos, animações e histórias interativas.

Tags: ,