Editores de revistas de Extensão reúnem-se para trocar experiências

25. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

encontro_editores_extensao_2Estabelecer um diálogo entre os editores das revistas de Extensão publicadas por instituições da região Sul foi o objetivo do encontro realizado no último dia 19, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No total há 29 revistas da área em todo o país, sendo que 12 delas estão na região Sul.

De acordo com o editor geral da revista Caminho Aberto, Douglas Juliani, o encontro foi importante em função da iniciativa de se criar um fórum permanente de cooperação entre as publicações. “Principalmente pelo fato de haver pouco conhecimento sistematizado ou explicitado acerca de toda a atividade editorial”, analisa. Além disso, Juliani destaca a importância dos encaminhamentos feitos pelo grupo. “O fórum busca conjuntamente, entre outras questões, mais recursos, o que envolve alocação de carga horária para a dedicação das equipes ao trabalho, e capacitação para qualificar as ações editoriais, de modo integrado e interinstitucional”, enumera.

encontro_editores_extensao_1Os editores definiram seis encaminhamentos principais para a ação do fórum: uniformizar e tornar mais impactantes os trabalhos publicados de extensão, o que implica em qualificar as revistas; avaliar os critérios Qualis dos diferentes comitês/áreas, verificando sua adequação e aplicabilidade às revistas de Extensão; defender a atribuição de tempo institucional para as atividades dos editores e membros da equipe editorial em suas respectivas instituições, além de recursos humanos e estrutura adequada; divulgar uma lista atualizada de revistas em atividade na página da Rede Nacional de Extensão (Renex); estabelecer uma rede virtual entre os editores para trocar informações e planejar ações; e propor um novo encontro durante o Seurs 2015, que será realizado na cidade de Bagé (RS) em agosto.

Com informações da UFRGS.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.