Câmpus Canoinhas e Escola Santa Cruz realizam oficina de avaliação da água

27. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Matérias

oficina colegio santa cruz 1A preocupação com o abastecimento de água potável na microrregião de Canoinhas e Três Barras deu origem a uma parceria entre o Câmpus Canoinhas e a Escola de Educação Básica Santa Cruz, que está desenvolvendo o projeto “Degradação dos mananciais da região e microrregião de Canoinhas e Três Barras” com os alunos do 3º ano do ensino médio. No IFSC, os alunos desenvolveram uma das etapas do projeto, que foi a participação em uma oficina de avaliação microbiológica e físico-química da água tratada de Canoinhas.

oficina colegio santa cruz 5A atividade prática foi realizada nos laboratórios do IFSC, com a coordenação da técnica de laboratório do câmpus, Josiéli de Oliveira Veiga, e do professor de química, Marcelo Padilha. A prática permitiu a realização da análise microbiológica de coliformes totais e termotolerantes e do pH da água dos rios de Canoinhas e da água tratada e a análise de cloro residual na água tratada.

“A participação do IFSC nesta oficina possibilitou a troca de conhecimentos entre alunos e professores do Colégio Santa Cruz com servidores do IFSC, enriquecendo a discussão sobre alternativas de preservação dos mananciais, além de aproximar o IFSC ainda mais da comunidade”, avalia Josiéli de Oliveira.