Comitiva paraguaia visita Câmpus Florianópolis e planeja ações de intercâmbio

27. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

paraguai3Uma comitiva formada por professores e um aluno do Colegio Tecnico Nacional de la Capital (CTN), de Assunção, no Paraguai, esteve na última semana visitando o Câmpus Florianópolis para conhecer o sistema de ensino desenvolvido no Instituto Federal de Santa Catarina. “É uma instituição com um ótimo ensino, ótimos cursos, estamos gostando muito do que estamos vendo”, afirmou Alcides Hofsmeister, diretor do CTN.

Segundo Hofsmeister, a intenção é se aproximar do IFSC para que possam ser realizados convênios que permitam a cooperação e o intercâmbio, tanto de alunos quanto de professores. O CNT tem atualmente 57 cursos e cerca de 1,5 mil alunos, e é uma instituição pública. “Nossos cursos não são totalmente gratuitos, mas é uma cobrança simbólica, seria o equivalente a 40 ou 50 reais por ano”, conta o diretor.

A ideia da visita surgiu por meio de um projeto de extensão desenvolvido pelos professores Lucimary Gonsalves Bajon e Fabrício Alexandre Gadotti, da Assessoria de Línguas Estrangeiras do Câmpus Florianópolis. “Eu já havia feito esse projeto em 2008, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul e este ano,conseguimos reativá-lo”, conta Lucimary. O projeto consiste em uma troca de cartas entre alunos do Departamento Acadêmico de Linguagem, Tecnologia, Educação e Ciência (DALTEC) e estudantes de países de língua espanhola. “O objetivo é dar ao aluno um leitor real, fazer um contato cultural e resgar a arte de escrever cartas”, explica a professora. Atualmente, participam cerca de 80 alunos do câmpus, que se correspondem com alunos da Espanha, Paraguai e Argentina.

Segundo a assessora de Relações Externas do câmpus, Angela Poletto, que acompanhou a comitiva, a intenção é tentar conseguir um acordo de cooperação técnica entre professores – para que os professores de lá possam fazer imersões aqui e vice-versa – e também acordo de intercâmbio, preferencialmente de maneira que os alunos possam aproveitar as disciplinas cursadas durante a viagem para o seu curso de origem.

Além de Hofsmeister, vieram do Paraguai também os professores Gustavo Martinez e Edgar Gallardo e o aluno Hector Vera.