Alunas do Câmpus Florianópolis-Continente conquistam primeiro lugar no Concurso Gastronômico do III FMEPT

29. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Eventos, Matérias

premio-fmeptNo último dia do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, sexta-feira (29), foi anunciado o resultado do Concurso Gastronômico, que ocorreu durante todos os dias do evento e contou com a participação de chefs que faziam os julgamentos. No palco do pavilhão de eventos, a presidente da Secretaria Executiva, professora Maria José Melo, agradeceu a participação de todos, enalteceu a preocupação da organização em realizar o concurso e fez o anúncio logo após o fim das apresentações culturais.

Para manter a expectativa entre os participantes, os nomes dos vencedores foram anunciados a partir da terceira colocação, ficando com a dupla Emerson Alves Lima e Emanuel Victor, da Faculdade Senac-Pernambuco. O segundo lugar foi conquistado por Ana Cardina e Mateus Moreira, da Faculdade recifense Boa Viagem. Até então os premiados eram do estado anfitrião do evento, entretanto, Sofia Estefano Rosa e Nathália Bernardinetti, do Câmpus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), vieram para mudar essa configuração, conquistando o primeiro lugar da competição. As alunas estavam acompanhadas do professor responsável Gustavo Maresch.

premio-fmept2O prato vencedor

Apostando no prato batizado de “Arroz negro com bacalhau”, as catarinenses, visivelmente emocionadas com a premiação, buscaram inspiração em pratos regionais e na culinária de outros continentes. “Tentamos trazer o que o Nordeste tem no prato. Para isso, visitamos alguns restaurantes, percebemos que vocês usam bastante cebola, tomate, pimentão e alho. Pensamos nisso para escolher os ingredientes”, ressaltou Sofia. “Era obrigatório usar a proteína, e quando nos deram o bacalhau pensamos: o que é que a gente vai fazer? Então, tentamos misturar um pouco do que vocês usam aqui com toques da culinária oriental e da nossa terra”.

Saiba como as alunas se inspiraram para preparar o “Arroz negro com bacalhau”

Redação Oficial do III FMEPT
Atualizado em 1º/06/2015 às 9h45