Câmpus terão atividades especiais na Semana do Meio Ambiente

29. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Lages, Matérias

semana_meio_ambienteVários câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) programaram uma série de atividades especiais para celebrar a Semana do Meio Ambiente. Palestras, oficinas de reaproveitamento de materiais, plantio de mudas, distribuição de sementes, passeios e concurso fotográfico, entre outras atividades, vão envolver alunos, servidores e comunidade externa.

No Câmpus Garopaba, as atividades serão realizadas entre 1° e 3 de junho. Na segunda-feira (1°), às 19h, haverá palestra sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca. Servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão gestor da APA, vão falar sobre a categoria da unidade de conservação, sua área de abrangência e objetivos de criação. Também serão abordadas as oportunidades de um novo estilo de desenvolvimento do território e de exercício de cidadania com a APA. Devem participar dessa palestra servidores, estudantes dos cursos técnicos e do cursos de Condutor Ambiental Local, além de convidados externos.

Na quarta-feira (3), o assunto em discussão será energias renováveis e monitoramento do consumo elétrico, com Antônio Scattolin, da empresa Tecnolnove. Também aberta a alunos, servidores e comunidade, o evento será realizado às 19h no hall de entrada do câmpus. Mais cedo, durante a tarde do dia 3, servidores e estudantes vão plantar mudas frutíferas e espécies nativas na área externa do câmpus. As mudas estão sendo arrecadadas em campanha que segue até o dia 2.

Além das palestras, a programação do Câmpus Garopaba tem também atividades de integração para os alunos dos cursos técnicos em Informática e Biotecnologia, programadas para a tarde de terça-feira (2). A proposta é que os estudantes realizem ações que envolvem conhecimentos e atividades recreativas sobre a temática ambiental.

O I Concurso de Fotografia sobre o Meio Ambiente é outra atividade organizada em Garopaba. As inscrições estão abertas até 7 de junho. Podem participar alunos e servidores. As três melhores imagens produzidas nos municípios de abrangência do câmpus, relacionadas à natureza e à interação do homem com o meio ambiente, receberão prêmios. Clique aqui para consultar o regulamento completo.

No Câmpus Lages a programação especial vai se estender ao longo de todo o mês de junho, com o IFSC atuando como apoiador das atividades organizadas pelas secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Serviços Públicos do município. A abertura oficial acontece no dia 1º, às 14h, no Parque Jonas Ramos. Nos dias 11 e 12, o Câmpus Lages recebe oficina para professores das redes estadual e municipal de ensino. No período da manhã, a atividade tem como tema o solo, com participação do Instituto Çarakura. Já à tarde, haverá uma saída de campo aos pontos de recarga do Aquífero Guarani.

No dia 17, acontecerá o Seminário “Educação para Conservação do Solo”, na Câmara dos Vereadores. O evento será aberto ao público e a professora do câmpus Luciane Costa será uma das palestrantes. Já no dia 26, haverá o “Seminário Regional de Meio Ambiente”, a partir das 9h, na Uniplac. O Câmpus Lages terá um estande no evento, onde apresentará suas ações na área da conservação do meio ambiente e produção agroecológica e orgânica.

No Câmpus Criciúma serão realizadas duas trilhas guiadas na área de preservação permanente que integra o terreno da instituição, envolvendo os alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados em Edificações e Mecatrônica. A primeira será na tarde de segunda-feira (1°) e a segunda na quarta-feira (3), também no período vespertino. A atividade faz parte do projeto de extensão “Na trilha da saúde”, coordenado pelo professor de educação física Leandro da Silva. Dão apoio à atividade os professores Rodrigo Machado e Fernando Bueno, de biologia, e Gilberto Tonetto, de geografia. “Nossa proposta é mostrar a importância de ter uma área verde urbana para contribuir para o bem-estar dos indivíduos”, explica Fernando Bueno.

Outros câmpus

No Câmpus Florianópolis, será realizado o 2° Encontro Acadêmico da Construção Civil, que terá várias discussões realizadas em torno das questões ambientais relacionadas a esse setor produtivo. As atividades serão realizadas na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

semana_meio_ambiente_estojos_gasparNo Câmpus Gaspar, a Semana do Meio Ambiente terá o tema “Empreendimentos sustentáveis”. Além de palestras sobre diversos temas e intervenções artísticas do grupo Nos da Arte, a extensa programação inclui oficinas como a de confecção de estojos ecológicos, ministrada pela professora Carolina Carioni. Os estojos são feitos usando como matéria-prima lona reaproveitada de banners, material bastante comum na instituição. Clique aqui para consultar a programação completa da Semana do Meio Ambiente no Câmpus Gaspar.

O Câmpus Florianópolis-Continente vai realizar a distribuição de mudas de espécies frutíferas e nativas para os servidores e também para a comunidade externa. A atividade está prevista para terça-feira (2). Já o Câmpus Caçador vai manter no hall um painel informativo sobre meio ambiente e apresentação de vídeos. Nas salas de aula, serão distribuídos fôlderes com curiosidades sobre o meio ambiente e cartões com sementes de árvores.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O dia 5 de junho foi instituído como Dia Mundial do Meio Ambiente em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo (Suécia). A proposta da instituição da data foi chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a preservação dos recursos naturais, que eram, até então, tidos como inesgotáveis.