Presidente do Conif participa de conferência no III FMEPT

29. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Eventos, Governo Federal, Matérias

Na manhã desta quarta-feira (27), “A educação profissional no contexto da agenda do desenvolvimento socioeconômico: os programas de formação profissional e de estímulo à inovação do Brasil” foi tema de conferência durante o III Fórum Mundial de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (FMEPT). O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Belchior Rocha, foi um dos conferencistas.

O debate, mediado pela reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria José de Senna, teve ainda a participação do secretário de Educação da Paraíba e ex-secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Aléssio Trindade de Barros, e do presidente do Conselho de Educação Técnico Profissional do Uruguai, Eduardo Daniel Davyt Negrin. A relatoria foi feita pelo vice-presidente do Conif, Marcelo Bender (IFSul), e pelo reitor do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Uberlando Leite.

A qualidade de vida proporcionada pela inovação e a importância do incentivo à pesquisa aplicada foram consenso entre integrantes da mesa. Os conferencistas brasileiros também enfatizaram a necessidade de maior investimento de empresas em centros de pesquisa e transferência de tecnologia, bem como destacaram que a escola é o elo que liga a inovação à comunidade.

O presidente do Conif ressaltou que a prática da inovação é promovida pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica em todos os níveis e modalidades do ensino técnico e tecnológica, ganhando ainda mais força com a interiorização. Atualmente são 562 unidades implantadas em todo o Brasil, e mais de um milhão de matrículas.

“Precisamos promover os arranjos produtivos locais e as tecnologias sociais. Neste sentido, os institutos federais fortalecem o território, pois apresentam soluções para melhorar a qualidade de vida das comunidades”, disse o presidente do Conif, que também citou o engajamento do Conselho em contribuir para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE).

Na ocasião, Belchior Rocha defendeu a proposta de implantação de polos de inovação em todas as instituições da Rede Federal, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Ele também reivindicou o acesso de servidores técnico-administrativos a bolsas de pesquisa e extensão.

Assessoria de Comunicação no Conif

Tags: