Projeto capacita agricultores e agentes comunitários de Anitápolis em primeiros socorros

29. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

anitapolisO projeto de extensão Capacitação em Primeiros Socorros para Agricultores e Agentes Comunitários de Saúde, desenvolvido em Anitápolis sob a coordenação da professora do Departamento Acadêmico de Saúde e Serviços (DASS), Angela Kirchner , está levando informação em saúde para dezenas de pessoas na cidade, que integra a Região da Grande Florianópolis.

Apoiado pelo Aproex 01/2015, o projeto tem ainda a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, Estratégia de Saúde da Família e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município de Anitápolis. Foram realizados cinco encontros, onde foram tratadas a principais abordagens em primeiros socorros, sempre contextualizadas dentro da realidade local, em atividades teóricas e práticas.

Entre agentes comunitários de saúde, representantes do sindicato e representantes de todas as 23 comunidades que compõem o município, são 56 participantes. Professores da creche municipal também fizeram uma participação pontual, no encontro que tratou de engasgamento, afogamento e ressuscitação cardio pulmonar, adulto e infantil.

Segundo a Angela, devido a características geográficas e demográficas do município de Anitápolis, o projeto fundamentou-se na premissa de proporcionar e potencializar atendimento de maior qualidade em Primeiros Socorros para toda a população, fomentando a multiplicação de conhecimentos pelos participantes, que são lideranças em suas comunidades. A cerimônia de certificação será realizada no dia 03 de julho, às 19h30min.

A coordenadora agradece a contribuição dos professores Fabiano de Oliveira Antonini, Juliana Fernandes da Nóbrega e Gerusa Ribeiro, que ministraram conteúdos, aos demais professores que contribuíram com o projeto, e o empenho e dedicação das bolsistas Caroline Cardoso Pereira e Marina Spricigo Azevedo, alunas do curso técnico em Enfermagem do Câmpus Florianópolis.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.