IFSC e IPP fecham parceria para dupla diplomação

3. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

SONY DSCNesta segunda-feira (01), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP) assinaram um convênio para permitir que alunos de pós-graduações stricto sensu possam concluir o curso com dupla diplomação. Com isso, após um período de intercâmbio, conforme programa a ser estabelecido, o estudante terá direito a ser certificado tanto pela instituição de origem como pela instituição estrangeira. Os cursos de mestrado em Mecatrônica e em Proteção Radiológica do Câmpus Florianópolis serão os primeiros do IFSC a analisarem essa oportunidade.

O vice-presidente do IPP, Carlos Ramos, ressalta a vantagem da dupla diplomação. “O objetivo do acordo é para que os estudantes de uma instituição possam fazer mobilidade em outra e, quando terminarem o curso, eles serão graduados tanto no Brasil quanto na Europa”, enfatiza.

O acordo assinado entre o IFSC e o IPP foi geral para cursos de pós-graduações stricto sensu. “Agora iremos estabelecer acordos específicos para cada curso, entrando em uma fase técnica de definir o que os alunos terão que cursar em cada instituição para ter direito a dupla diplomação”, explica o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFSC, Mario de Noronha Neto.

Parceria

O IFSC já atua em parceria com o IPP desde 2010, enviando estudantes pelo Programa de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes do IFSC (Propicie) e pelo Programa Ciência Sem Fronteiras para intercâmbio na instituição portuguesa. Dos 72 alunos do IFSC que já participaram ou estão participando do Propicie, 32 foram estudar no IPP.

No segundo semestre deste ano, pela primeira vez, será a vez do IFSC receber alunos de Portugal. O IPP escolheu as instituições com as quais mantém mais relacionamento no Brasil para enviar seus estudantes e o Instituto Federal de SC foi uma delas. “É uma parceria que vai durar!”, destacou Carlos Ramos.

Tags: ,