Semana de Licenciatura em Física debate ações e realidades dos professores

8. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Eventos, Matérias

jar_selifsc_4_esqQuestionar e refletir sobre os contextos, as escolhas e as condições em que atuam e se formam os educadores e, em especial, os professores de ciências. Esses foram os objetivos da primeira edição da Semana de Licenciatura em Física (SeLIFSC) do Câmpus Jaraguá do Sul, que ocorreu entre segunda (1º) e quarta-feira (3). O evento foi organizado por alunos e professores ligados ao curso e contou com a participação de palestrantes convidados, profissionais da educação e estudantes de diversas áreas do conhecimento.

Cerca de 130 pessoas participaram das atividades realizadas durante o evento. Entre elas esteve a professora de biologia Camila Hugen, que dá aulas na rede estadual de ensino. “Toda a programação do evento me chamou a atenção, em especial a palestra sobre a teoria do Big Bang e sua relação com ciência e o ensino”, conta.

jar_selifsc_2_esqDurante a SeLIFSC foram ocorreram cinco palestras, cinco oficinas, duas observações astronômicas, uma mesa-redonda, apresentações culturais e apresentações de comunicações orais e relatos de experiência. Na palestra de abertura, a professora Ivanilda Higa, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), abordou a formação dos professores e seus diversos aspectos. “Queremos professores capazes de trilhar caminhos, mas também capazes de propôr novos caminhos. Afinal, os docentes são produtores de conhecimento em todos os níveis da educação”, destacou.

Temas como a avaliação escolar, a realização de pesquisas e a autonomia dos estudantes e dos docentes também fizeram parte das discussões. “Construímos a programação coletivamente e isso resultou numa grande riqueza de debates e pontos de vista”, explica a professora e uma das organizadoras da Semana, Catia Barp Machado.

jar_selifsc_5_dirNa opinião dos organizadores, o evento marcou a aproximação entre o curso de Licenciatura em Física do câmpus e os atores da rede pública de educação. “Tivemos a participação muitos professores e somente por meio dessa aproximação podemos pensar a formação docente em sua plenitude”, afirma a docente e também integrante da equipe organizadora, Adriene Duarte.

A programação completa da primeira edição da Semana de Licenciatura em Física do Câmpus Jaraguá do Sul está disponível no site do evento. Para conferir as fotos do evento, clique aqui e acesse o álbum da SeLIFSC.

Acesse também o canal de vídeos do Câmpus Jaraguá do Sul e assista a trechos das apresentações culturais e às mensagens deixadas pelos palestrantes e debatedores que compareceram à primeira edição da Semana.

Tags: ,