Captação de recursos faz parte da atuação do produtor de eventos

12. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias
semana-eventos-mesa

A coordenadora do curso, Eni Maria Ranzan, destacou a participação dos alunos na Semana

A captação de recursos para eventos por meio de leis de incentivos foram os principais assuntos debatidos durante a 2ª SEI – Semana de Eventos Integrados, promovida pelo curso técnico em Eventos do Câmpus Continente. Nos dias nove, 10 e 11 de junho, os alunos organizaram diversas atividades voltadas à atualização de conhecimentos na área de eventos. Também foram convidados egressos do curso.

Na noite de quarta-feira, dia 10 de junho, foi realizado o debate sobre “Captação de Recursos para Eventos”, com a participação do secretário de Cultura de Florianópolis e presidente da Fundação Franklin Cascaes, Luiz Ekke Moukarzel, e da diretora de Comunicação da Tractebel, Luciane Pedro.

Moukarzel falou sobre a captação de recursos por meio das leis de incentivo à cultura nas esferas federal, estadual e municipal. Detalhou os caminhos para a obtenção de recursos e os problemas que cada legislação apresenta. Segundo ele, empresas e pessoas físicas muitas vezes desconhecem as possibilidades de doação pelas leis de incentivo, como a Lei Rouanet, federal, que permite o abatimento do valor doado do Imposto de Renda de pessoas físicas e empresas, ou o Funcuntural, do governo do Estado.

semana-eventos-luis-moukarzel

Luis Moukarzel apresentou as leis de incentivo à cultura.

Também destacou que é comum a falta de preparo de quem elabora os projetos. “Muitas vezes as pessoas nem leem o edital”, destaca Moukarzel. Assim, dos R$ 5 milhões disponíveis pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura entre 2002 e 2012, apenas R$ 1,3 milhão, cerca de 27%, foram captados e aplicados em 142 projetos. Desses, a maioria se refere a iniciativas na área da música. “É importante profissionalizar a gestão de eventos, também na captação”, completa.

A diretora de Comunicação da Tractebel, Luciane Pedro, apresentou a visão “do outro lado do balcão”, ou seja, das empresas que têm a política de incentivo a eventos culturais por meio da legislação. “Não basta fazer projetos que sejam bons, mas se a ideia não é vendida, perde-se o momento mágico, que é o contato com o patrocinador”, alerta. Além do desenvolvimento cultural, a Tractebel também patrocina ações de inclusão social e de melhoria ambiental.

Os alunos e egressos contribuíram com os palestrantes, apresentando casos e tirando dúvidas, pois muitos já atuam na área de captação de recursos. Segundo a coordenadora do evento, Eni Maria Ranzan, o objetivo da Semana é atualizar conhecimentos, além de ser um momento para os alunos testarem suas habilidades, pois eles são os responsáveis por toda a organização.

semana-eventos-luciane-pedro

Luciane Pedro, da Tractebel.

No dia 9 de junho, os alunos participaram de visita técnica no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), onde conheceram um pouco mais sobre o cerimonial público. No fechamento das atividades, dia 11, foi realizado o debate sobre “O futuro de eventos em Florianópolis” com a ex-secretária de Turismo de Florianópolis, Maria Claudia Evangelista, e do presidente do Florianópolis Convention & Visitors Bureau e Proprietário da Atitude Promo, Marco AurelioFloriani. A professora Jane Petri destacou que a captação de eventos faz parte do foco de atuação do profissional de eventos, por isso a importância de os alunos terem contato com profissionais da área e conhecerem como são realizados os grandes eventos da cidade.

Atualizado em 17/06/2015 às 17h05

Tags: , ,