Aluno do Câmpus Florianópolis é premiado no 23º Salão Universitário de Humor de Piracicaba

15. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

cesarcartumCésar Augusto Nogueira, aluno do curso de de Design de Produto do Câmpus Florianópolis, foi o vencedor do Prêmio Educar para Crescer, uma das categorias do 23º Salão Universitário de Humor de Piracicaba da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Ele fez uma charge sobre a desvalorização da educação e da remuneração aos professores. Pelo trabalho, ele receberá R$ 1,5 mil.

Concorreram à premiação 96 trabalhos nacionais e internacionais selecionados dentre os 521 inscritos. De acordo com o presidente do Salão, Camilo Riani, o concurso desse ano foi marcado pela revelação de novos talentos de estudantes internacionais. “Além dos novos talentos vindos de várias regiões do Brasil, nessa edição, recebemos bons trabalhos de estudantes do Oriente Médio, da América do Sul e da Ásia, principalmente na modalidade caricaturas”, afirma Riani.

O júri de premiação reuniu Dálcio Machado, chargista do jornal Correio Popular e capista da revista Veja; Osvaldo Da Costa, cartunista, professor e mestre em comunicação; Fred Ozanan, recordista de premiações do Salão Universitário; Eduardo Baptistão, caricaturista do jornal O Estado de S. Paulo; Joceli Lazier, docente e coordenadora do Centro Cultural Martha Watts; Luis Ulrich, publicitário; e José Lima Jr, doutor em filosofia e professor da Unimep.

Além de Nogueira, foram premiados os universitários Wagner Valente dos Passos, da Universidade Federal do Rio Grande, com uma história em quadrinhos sobre saudade; José Antônio Costa, da Universidade Federal do Piauí, com cartum sobre o olhar de um anjo para a tentação de uma mulher-diabo; Fabrício Rodrigues Garcia, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com caricatura de BB King toda desenhada com caneta Bic. O interessante é que a obra foi enviada ao concurso antes de o músico morrer em 14 de maio. Outro premiado foi Marcos Muller, da Universidade Paulista, autor de charge sobre os confrontos entre a polícia e professores ocorridos em Curitiba. Cada um deles receberá R$ 1 mil em dinheiro.

Além deles, também foram escolhidos os vencedores dos prêmios especiais temáticos do Salão Universitário: o universitário Eldes de Paula Oliveira, do Instituto Federal de São Paulo conquistou o Prêmio Meio Ambiente/Centro Cultural Martha Watts/Unimed e receberá R$ 1 mil em dinheiro. Ele enviou cartum com crítica sobre a questão da fome, que ainda mata muitas pessoas pelo mundo.

O júri também concedeu três menções honrosas nas modalidades cartum, charge e caricatura.

É possível ver todas as imagens vencedoras clicando aqui.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Unimep

Tags: