Alunos do Pronatec participam pela primeira vez do JIFSC

17. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

JIFSC PRONATEC (1)Os Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina (JIFSC) deste ano, realizados de 10 a 13 de junho, em Joinville, marcaram a estreia dos alunos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na competição. Pela primeira vez, alunos dos cursos de qualificação profissional de todo Estado tiveram a oportunidade de disputar uma das modalidades da categoria cursos gerais, que inclui ainda os cursos técnicos concomitantes e subsequentes, de graduação, pós-graduação, Proeja e FIC.

Ao todo, nove modalidades foram disputadas nesta categoria, todas nos naipes feminino e masculino: bocha, bolão, canastra, dominó, futsal, tênis de mesa duplas, tênis de mesa individual, vôlei 4×4 e xadrez.

JIFSC PRONATEC (2)As alunas do Pronatec Mulheres Mil do Câmpus Joinville Vera Lucia Lichtemberg, do curso de Cozinheiro, e Rosvita Zonta Miranda, do curso de Operador de Computador (a segunda à esquerda na foto ao lado), chegaram cedo à Sociedade Esportiva e Recreativa Tigre, no último sábado (13), para não perder o horário dos jogos de canastra. Depois de vencer Garopaba e Xanxerê na primeira fase, elas acabaram perdendo a final para a dupla de Canoinhas. Mesmo assim, a medalha de prata foi comemorada pelas atletas joinvilenses.

“O segundo lugar já está de bom tamanho para quem só queria participar”, analisou Rosvita, de 62 anos. “O mais importante é a integração entre jovens, adultos e pessoas de mais idade”, complementou. Para ela, a abertura do JIFSC para a participação de alunos do Pronatec foi uma excelente iniciativa: “tenho orgulho em estudar no IFSC e nada mais justo que a gente poder participar de todos os eventos”.

Aos 54 anos, Vera Lúcia voltou no tempo e lembrou de quando participava das competições no colégio, há quarenta anos. “Foi edificante participar dos jogos em meio a tantos jovens, em condições de igualdade e com tanta descontração. Foi um rejuvenescimento”, comemorou.

JIFSC PRONATEC (3)Mesmo para jovens acostumados a participar de competições, o JIFSC foi uma revelação. Ketlin Alves Pinto, de 18 anos, e Morgana Drancka, de 16, são alunas do curso técnico em Análises Químicas, ofertado por meio do Pronatec no Câmpus Canoinhas, e treinam futsal em equipes diferentes, pelas quais já disputaram vários campeonatos. “A organização do JIFSC foi muito boa e a estrutura de local, transporte, hospedagem e alimentação foi muito melhor do que a gente está acostumada a ver em outras competições”, avaliou Morgana.

Na primeira participação no JIFSC, as atletas conquistaram o título do futsal feminino. “Que bom que pudemos participar dos jogos e, ainda, ajudar nosso Câmpus a conquistar esta medalha de ouro”, comentou Ketlin.

Para ver as fotos do 4º JIFSC, clique aqui.

Tags: ,