Câmpus Araranguá organiza ações de extensão na Casa da Fraternidade

17. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Matérias

extensao-araranguaO servidor do Câmpus Araranguá Sérgio Donisete de Araújo está desenvolvendo ações de extensão na Casa da Fraternidade em Araranguá, instituição que oferece cursos e oficinas para 200 crianças e adolescentes no contraturno escolar.

extensao-ararangua2A primeira ação realizada se deu com as mães das crianças e contou com o apoio da professora do Câmpus Araranguá Iole Sturmer. “Foram realizados cinco encontros para ensiná-las a confeccionar chinelos e pantufas. A proposta é garantir uma renda extra para essas famílias. O curso deu tão certo que 18 delas se inscreveram para o curso de Formação Inicial Continuada (FIC) de confecção de bolsas e acessórios em tecido que será ofertado no câmpus.”

extensao-ararangua3Estão sendo realizadas ainda oficinas de teatro. “Eu estou fazendo um trabalho de dramatização com as crianças em que elas estão sendo incentivadas a ler e a adaptar textos para o teatro. Nossa primeira apresentação foi uma performance que fizemos a partir da música Borboletas do Vinícius de Moraes que foi encenada durante a inauguração da biblioteca da Casa da Fraternidade.”

Nessa ação de extensão, estão previstas ainda oficinas de teatro com adolescentes que participam do projeto. “Eu tenho a proposta de trabalhar com eles a organização de novas peças de teatro e quero envolver os alunos do Câmpus nessa atividade. Entendo que essas oficinas ajudam a promover a inclusão social ao mesmo tempo em que servem como um estímulo para que esses jovens vejam no IFSC uma importante oportunidade de continuar seus estudos.”

Ações de extensão como essa podem ser propostas por qualquer servidor do IFSC, podendo ser realizadas individualmente ou como parte de um projeto, curso ou programa de extensão.