Câmpus São José promove oficinas para troca de experiências de estágio em Química

18. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

reação quimicaOs alunos e professoras da oitava fase de Licenciatura em Química do câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), vão realizar no dia 30 de Junho o evento Re-Ação Química: Polinização das Práticas de Estágio.

O objetivo do evento é compartilhar as experiências vivenciadas durante a disciplina de Estágio Supervisionado de Regência II, em que os acadêmicos de licenciatura desenvolveram e aplicaram projetos de intervenção em três turmas de ensino médio do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo e em três turmas do curso técnico integrado do câmpus São José, na disciplina de química.

Serão apresentadas diversas propostas temáticas desenvolvidas nos projetos, como a química dos perfumes, o lixo eletrônico, discussões sobre gênero e mulheres na ciência, a química do amor, separação de misturas e tratamento de água.

Para os alunos da oitava fase Ismael Fernandes e Karla de Carvalho, “o evento possibilitará a integração e socialização do processo do estágio de regência em Química vivenciado no semestre de 2015/1, além de compartilhar nossas experiências como ‘professores estagiários’ de química”, afirmam.

Para expor os resultados obtidos, os estudantes da licenciatura trarão para o câmpus São José os alunos das escolas envolvidas nos projetos, que também estarão responsáveis pelas exposições e oficinas, com o intuito de apresentar e polinizar as temáticas trabalhadas. O evento contará também com outros convidados e atrações.

Segundo as professoras Paula Alves de Aguiar e Lubna Chagas Peixer, “ao retirar os alunos do ensino médio das salas de aula e torná-los autores dos projetos de intervenção na área da química, se contribuirá para significação e contextualização dos conhecimentos dessa disciplina, pois se aproximará os conhecimentos científicos das vivências dos estudantes”, explicam.
Confira a programação:

19h00 às 19h30 – Abertura e apresentação dos cursos do IFSC Câmpus São José.
19h30 às 21h00 – Oficinas e exposições itinerantes.
21h00 às 21h30 – Coffebreak.
21h30 às 22h00 – Banda convidada e encerramento.

As inscrições para participar do evento podem ser feitas até o dia 26 de junho. Serão fornecidos certificados de participação. Para fazer a inscrição, clique aqui.