Mais seis câmpus aderem ao Programa Mulheres Sim

18. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Matérias
capacitacao-mulheres-sim

Formação de coordenadores do Mulheres Sim

A partir do segundo semestre de 2015, mais seis câmpus do IFSC vão aderir ao Programa Mulheres Sim. Os câmpus Araranguá, Chapecó, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Geraldo Werninghaus e Tubarão vão ofertar cursos do programa.

Na etapa piloto do Mulheres Sim no IFSC, em 2014, participaram os câmpus de Caçador, Criciúma, Canoinhas, Itajaí, Gaspar, Joinville, Lages e São Miguel do Oeste. “A partir de 2015, o programa torna-se institucional, sendo oferecido em 14 câmpus”, destaca a diretora de Extensão, Fabiana Mortimer Amaral.

No dia 10 de junho, coordenadores do Programa dos câmpus piloto e dos novos ofertantes reuniram-se para um encontro de formação no Auditório da Secretaria Regional do Trabalho, em Florianópolis. Pela manhã, os coordenadores dos câmpus piloto apresentaram suas experiências aos novos colegas.

No período da tarde, a gestora do Programa Mulheres Mil da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Estela Rosa, falou sobre os conceitos de vulnerabilidade social e públicos vulneráveis. Houve ainda apresentação de vários projetos de economia solidária e geração de renda, como o projeto Ilha Rendada, da UFSC; o projeto Fortes – Cirandas, da Caritas Brasil, e a incubadora social da Univali.

O Mulheres Sim atende, prioritariamente, mulheres sem escolaridade ou com ensino fundamental incompleto, em situação de vulnerabilidade social, maiores de 18 anos e moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano, de forma complementar ao programa Mulheres Mil Pronatec.

O programa Mulheres Sim é realizado em três etapas: a oferta do curso de extensão “Educação e Gênero” ou “Geração de Renda, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino”, a realização de uma Feira de Economia Solidária e a Avaliação das Egressas.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.