Oficina de Modelagem Japonesa TR Design

19. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Notas

oficina-modelagem-gasparO Câmpus Gaspar promoveu duas oficinas sobre Modelagem Jabonesa TR Design (Transformation Reconstruction) nos dia 11 e 12 de junho. Participaram 24 estudantes, professores e técnicos da área de vestuário do Câmpus Gaspar, profissionais em modelagem e criação de moda de empresas do ramo e professores de outras instituições de várias cidades, entre elas Blumenau, Gaspar, Brusque, Balneário Camboriú e Florianópolis.

Trata-se de uma técnica japonesa de modelagem de roupas, desenvolvida por Shingo Sato. A técnica batizada de TR Design tem como objetivo permitir a expressão criativa de grande e diferenciados volumes a partir do conhecimento técnico. Shingo Sato utiliza o corpo como suporte volumétrico, aliando os fundamento de modelagem, moulage e costura. Shingo Sato divide sua carreira entre o design de moda e a educação. Vive e trabalha entre Milão e Tóquio e percorre várias partes do mundo ensinando TR Design.

A coordenadora do projeto, professora Carolina A. C. Amorim, teve a oportunidade de aprender as bases da técnica em uma capacitação fomentada pelo IFSC no Instituto Orbitato em novembro de 2014. Esta capacitação possibilitou a criação do projeto de extensão “Transformação e reconstrução: um estudo de técnicas de modelagem japonesa”, correspondente ao edital APROEX – nº 01/2015. O objetivo do projeto é estudar sistematicamente as técnicas aprendidas pela gestora e difundi-las por meio de oficinas abertas ao público interno e externo ao IFSC.

Tags: ,