Câmpus Itajaí é inaugurado com a presença da comunidade e autoridades

22. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Eventos, Matérias

servidoresFoi realizada na noite da última sexta-feira (19) a inauguração da sede definitiva do Câmpus Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A solenidade aconteceu no próprio câmpus e contou com a presença da comunidade local, além de diversas autoridades. Cerca de 300 pessoas participaram do evento.

A cerimônia teve início com apresentações culturais do Grupo de Dança Portuguesa de Itajaí, do espetáculo Bons Tempos, do cantor Carlos Córea e do Grupo de Dança Millenium, primeiro grupo de danças urbanas profissional de Santa Catarina, vencedor de várias competições nacionais e internacionais.

carlos-albertoO diretor-geral do Câmpus Itajaí, Carlos Alberto Souza, fez um discurso emocionado, lembrando de toda a história do IFSC na cidade, iniciada em 2006, com a doação do terreno pela prefeitura e a criação do curso técnico em Pesca, em parceria com a Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi). “Diante de todos os percalços, hoje é um dia de comemoração, de agradecimento e de olhar para frente. Ainda há muito o que fazer. Somos uma instituição aberta ao diálogo, à diversidade e à comunidade que necessita de qualificação”, disse o diretor, que também fez vários agradecimentos: aos gestores do IFSC, aos alunos do câmpus, à Câmara de Vereadores de Itajaí, à imprensa local, aos funcionários da obra e, principalmente, aos servidores do Câmpus Itajaí.

alunoO representante dos alunos, Luís Carlos Bonifácio, se disse orgulhoso e satisfeito por estar representando seus colegas e expressou admiração e gratidão pelos professores, que não esperaram as condições ideais para iniciar as aulas. “Quando me candidatei a ser representante dos alunos, meu objetivo era lutar para que meu filho pudesse estudar em uma escola de qualidade. Hoje ele está se formando no ensino fundamental e vejo isso se tornar realidade. A sensação é de dever cumprido”, disse Luís.

marcelo-feresO secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Machado Feres, disse estar orgulhoso de fazer parte desse momento e destacou a expansão e a interiorização da Rede Federal, evidenciando que a grande vocação da Rede é a oportunidade de articulação com a sociedade. Marcelo ressaltou ainda que o IFSC é referência para os outros Institutos Federais. “Com a experiência que o IFSC já tem, tenho certeza que esse câmpus irá trazer mais oportunidades para Itajaí e será referência para todo o Brasil”, completou.

maria -claraA reitora Maria Clara Kaschny Schneider também lembrou a história do câmpus, a briga judicial e a dificuldade de atuar por tanto tempo em estruturas provisórias. “Superamos essas dificuldades para dizer para essa cidade que estávamos aqui para ofertar educação profissional de qualidade. A história desse câmpus vai ficar marcada pelo exemplo de luta e pelo esforço de todos”, disse a reitora.

Durante a solenidade, também foram entregues placas de homenagens ao diretor-geral Carlos Alberto Souza; ao ex-diretor-geral Widomar Pereira Carpes Júnior; à ex-reitora Consuelo Sielski Santos; e à reitora Maria Clara Kaschny Schneider.

Gisela Witt Batista e Ilção Batista estiveram na inauguração para conhecer de perto a escola do filho Felipe Batista, aluno do curso técnico integrado em Mecânica do Câmpus Itajaí. Eles contam que Felipe foi influenciado pelo irmão, que estuda no Câmpus Camboriú do Instituto Federal Catarinense (IFC). “Ele está gostando bastante de estudar aqui. É de admirar a dedicação e a força desses professores, que tinham tantas dificuldades antes desse prédio ficar pronto. Agora será inda melhor!”, avalia Gisela.

Após o descerramento da placa de inauguração, o Câmpus Itajaí ficou aberto para visitação do público, que pode conferir exposições de trabalhos de alunos do câmpus e também do Projeto Ichtus, que utiliza couro de peixe marinho para confecção de acessórios como brincos, pulseiras, carteiras, bolsas e sapatos. Além de representar uma oportunidade de geração de trabalho e renda, o projeto, desenvolvido no município de Itapoá, diminui o impacto ambiental causado pelo descarte das peles em ambiente natural.

Para ver mais fotos da inauguração do Câmpus Itajaí, clique aqui.

Fotos: Hermes Bezerra