IFSC promove oficina de modelo de negócios em canvas

25. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

banner_pag_desafioComo parte do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2015, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) promove, neste sábado, uma oficina de modelo de negócios em Canvas para as equipes inscritas na competição. A capacitação será realizada das 8h às 12h, no auditório da Reitoria, em Florianópolis e o tutor será o servidor Eduardo Hübler. Os alunos e seus mentores já foram convidados a participar presencialmente, mas, quem não puder comparecer, pode acompanhar o evento on-line pela transmissão que será feita ao vivo pela IFSCTV.

O Canvas é um modelo de negócio para planejar e visualizar as proncipais funções de um negócio e suas relações. A oficina deste sábado terá uma parte explicativa e outra prática. “Esta é uma grande oportunidade para as equipes receberem orientações, tirarem suas dúvidas e aplicar a metodologia Canvas para finalizar o seu modelo de negócios”, explica o chefe de Departamento de Inovação e Assuntos Internacionais, Luiz Henrique Castelan Carlson.

A participação das equipes na oficina não é obrigatória e não conta pontos para o Desafio IFSC, mas, segundo Carlson, pode auxiliar na elaboração do modelo de negócios que deve ser entregue até o dia 6 de julho, conforme o regulamento. Esta tarefa faz parte da segunda etapa da competição.

Clique aqui para acessar o link em que será feita a transmissão ao vivo da oficina pela IFSCTV.

Sobre o Desafio IFSC

O objetivo da competição é estimular o espírito empreendedor e preparar os alunos para os desafios do mercado e para as oportunidades de negócio. Ao todo, 84 equipes de 12 câmpus estão inscritas no desafio. Participam da competição alunos dos câmpus Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Garopaba, Joinville, Lages, São José, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxere.

Podiam se inscrever alunos dos cursos técnicos, superiores de tecnologia, de graduação e de pós-graduação, organizados em equipes com no máximo quatro estudantes e com um mentor, obrigatoriamente servidor do IFSC. Clique aqui para ver a relação de equipes homologadas.

Todas as equipes com inscrições homologadas estão tendo a oportunidade de participar de uma capacitação de futuros empreendedores, oferecida por meio da plataforma de ensino a distância Negócio Certo Universitário Sebrae, e agora desta oficina. Com os conhecimentos adquiridos nessa fase, os alunos têm que elaborar um modelo de negócio da ideia inovadora e entregá-lo até 6 de julho.

Dez equipes serão classificadas para a última fase que será um evento Pitch, que se resume a uma apresentação rápida – de 5 a 7 minutos – com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor, cliente ou avaliador) pela sua ideia. Esse evento será realizado durante o 5º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei), em agosto, no Câmpus Criciúma

As cinco equipes melhores classificadas nessa última fase serão contempladas com um auxílio financeiro de R$7 mil para investir no desenvolvimento de sua ideia inovadora. O valor deverá ser aplicado na execução do projeto no período

As informações detalhadas, bem como o cronograma do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras, estão apresentadas no regulamento da competição que pode ser consultado aqui.

Tags: , , ,