Proen divulga PSAD em Números com dados referentes a 2014

29. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

Está disponível para consulta no Portal do IFSC o PSAD em Números – Distribuição da Carga Horária da Atividade Docente no IFSC 2014, resumo estatístico da distribuição da carga horária de todos os professores da instituição, gerado a partir do Plano Semestral de Atividade Docente (PSAD). No material, é possível consultar a carga horária dedicada pelos docentes a atividades de ensino, didático-pedagógicas, de pesquisa e extensão, de administração e representação, atividades complementares e de capacitação.

Os dados referentes aos dois semestres de 2014 estão detalhados em um único volume. As informações estão organizadas por câmpus e também com a média geral da instituição. Os números mostram que, desde 2012, o número médio de aulas ministradas por cada professor do IFSC manteve-se estável, com tendência a leve queda. É possível observar também um aumento nas horas de capacitação dos professores. Um dado negativo é a pequena carga horária dedicada a atividades de pesquisa e extensão.

O relatório de 2014 será o último a retratar a distribuição da carga horária docente no IFSC sob a vigência da Resolução 13/2008. A partir de 2015, entrou em vigor a Resolução 23/2014, que categoriza as atividades de ensino em ministrar aulas, organizar o ensino e realizar atividade de apoio ao ensino. A Resolução 23 estabelece diretrizes para a distribuição da carga horária docente nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, gestão/representação e capacitação/qualificação.

Ferramenta

O PSAD em Números é uma consequência da implantação do PSAD-web, sistema on-line que substituiu as planilhas do PSAD. De acordo com o diretor de Estatísticas e Informações Acadêmicas, Gustavo Henrique Moraes, antes os PSADs limitavam-se à tarefa de controle e avaliação individual da jornada de trabalho do professor. Já o PSAD-web permite que se organize uma base de dados que permite o desenvolvimento de estudos estatísticos detalhados do trabalho institucional. “O sistema virou uma ferramenta de gestão, que mostra como o professor do IFSC vive a docência, onde dedica-se mais, onde há gargalos, entre muitos outros aspectos”, analisa Moraes. Outros institutos federais, inclusive, já estão em negociação para aplicar o sistema no registro semestral das atividades de seus docentes.

A Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas (Deia) prepara para o segundo semestre de 2015 uma edição especial do PSAD em Números, com a série histórica desde o início do uso da ferramenta web até o segundo semestre de 2014.

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