Alunos inscritos no Desafio IFSC participam de oficina

30. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias

turma_oficina_canvas_IFSCTransformar uma boa ideia em uma oportunidade de negócio é o grande trabalho das equipes inscritas no Desafio IFSC. No último sábado, os alunos puderam participar de uma oficina de modelo de negócios em Canvas, uma metodologia que ajuda a planejar e visualizar as principais funções de um negócio e suas relações. A participação das equipes na oficina não era obrigatória e não contou pontos para o Desafio IFSC, mas foi uma oportunidade para as equipes elaborarem o modelo de negócio que deve ser entregue até o dia 6 de julho.

canvas_IFSC_equipeA oficina foi muito proveitosa para os estudantes. Lucas Dal Ponte Feliciano, gerente de projeto da equipe Comando, disse queem função da capacitação, a equipe alterou bastante o modelo de negócio. “Achei bem interessante, principalmente pela parte de empreendedorismo que eu não sou conhecedor, já que atuo mais no corpo técnico. Foi sensacional!”, afirmou o estudante do mestrado em mecatrônica do Câmpus Florianópolis.

Além de Lucas, mais dois estudantes do curso de Engenharia Mecatrônica integram a equipe Comando que está trabalhando num sistema de rádio para a transmissão de dados meteorológicos remotos. A intenção é suprir uma demanda dos produtores rurais. Segundo Lucas, a ideia de negócio surgiu dentro da empresa júnior de Mecatrônica do câmpus e o objetivo é viabilizar o negócio. “Ampliamos o projeto e nossa intenção é conseguir uma implementação em massa, então estamos trabalhando nessa proposta e pretendemos buscar ajuda em órgãos de fomento e empresas”, ressalta.

Para o estudante, o mais desafiador na competição até o momento tem sido transformar uma ideia em algo rentável. “Queremos desenvolver um produto que, além do benefício para a sociedade, gere lucro”, conta.

Quem não conseguiu estar presente no auditório da Reitoria, em Florianópolis, pôde acompanhar a capacitação pela IFSCTV. Foi o caso das integrantes da equipe Juntos por uma saúde melhor, do Câmpus São Miguel do Oeste, que planejam investir em uma produção de tapioca com adição de nutrientes. “A oficina foi bem produtiva e nos ajudou a fazer boa parte do nosso modelo de negócio”, destaca a aluna do curso superior de tecnologia em Alimentos, Claudimara Portela.

Confira a gravação da oficina feita pela IFSCTV:

Tags: ,