Alunos de licenciatura mostram que aprender Química pode ser divertido

1. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

quimica_sjVisualizar os conceitos abstratos da Química e entender os processos e as equações que fazem parte dessa disciplina pode ser cansativo e até assustador para alguns alunos do Ensino Médio, mas não para os alunos que receberam os estagiários de Licenciatura em Química do Câmpus São José. Eles desenvolveram formas inovadoras de ensino e as aplicaram nas turmas de estágio, que foram três turmas dos cursos integrados de Telecomunicações e Refrigeração e Ar-Condicionado do próprio Câmpus e turmas do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, de São José.

O resultado das atividades de estágio foi apresentado na noite de quarta-feira, dia 30. O evento “RE-AÇÃO QUÍMICA: Polinização das Práticas de Estágio” foi organizado pelos professores e alunos da oitava fase do curso, com apoio das demais turmas. Participaram também os alunos das turmas que receberam o estágio.

Um dos projetos foi sobre o processo de tratamento de água. O aluno de Licenciatura em Química, Ismael Fernandes, conta que o assunto foi escolhido para ensinar conceitos de soluções e misturas aos alunos do Colégio Municipal. “Utilizamos o tratamento de água para falar de temas mais teóricos, como sistemas homogêneos e heterogêneos, de uma forma que os alunos possam enxergar o processo”, explica. Para Ismael, esta foi a primeira experiência de docência fora do IFSC, bastante positiva pela resposta dos alunos e pela inserção na sala de aula, já que pretende ingressar na docência de Química quando se formar.

quimica_sj1O aluno de EJA do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, Felipe de Oliveira, gostou da forma diferente que a licencianda em Química encontrou para ensinar o conteúdo de radiação, “coisas que a gente não tinha na aula”. A trajetória da cientista polonesa Marie Curie, pioneira na sua área, mas que foi obrigada a enfrentar a barreira do preconceito, por ser mulher e cientista no século 19. O colega Alexandre Magalhães também gostou do caderno da turma, no qual os alunos podiam usar “apelidos” e avaliar o desempenho da futura professora. Ele conta que ainda não conhecia o IFSC e que pensa em participar de algum curso da instituição no futuro.

Os alunos do curso integrado de RAC, André Luiz Schetz, Lediana Selunk e Lais Rodrigues participaram do projeto sobre essências de perfumes. Com orientação da estagiária Karla Carvalho, produziram várias fragrâncias, que foram apresentadas para os colegas. “Eles conseguiram entender o conceito de forma bem simples. Propusemos uma temática que conseguisse ser mais agradável e gostosa de aprender. Com a apresentação para os colegas, eles vão polinizando o conhecimento, passando de um em um”, explica Karla. A partir dessa experiência, André acredita que “a química pode ser muito legal e divertida. Com a parte prática, a gente aprende mais a teoria”.

Outros projetos apresentados foram sobre lixo eletrônico, a química do amor e a separação de misturas.

Conhecimento compartilhado entre as turmas

quimica_sj2As professoras da disciplina Estágio Regência II, Lubna Chagas e Paula Alves de Aguiar, destacam que o objetivo do evento foi compartilhar o trabalho realizado pelas diversas turmas. Além disso, foi uma oportunidade de abrir as portas do Câmpus para a comunidade.

Além de participar da exposição dos trabalhos, os alunos do Colégio Estadual assistiram apresentação sobre os demais cursos do Câmpus, os técnicos, superiores e Proeja.

Tags: , ,