Reitoria recebe exposição “Paz na Terra”

1. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias, Reitoria

expo_ingrid_bouerDe dois a 30 de julho, o conjunto de telas “Paz na Terra”, da artista Ingrid Erika Boer, estará exposto no hall da Reitoria do IFSC, em Coqueiros. A exposição faz parte do projeto “Espaço de memória e arte na reitoria”, do Centro de Memória, Documentação e Cultura do IFSC – CMDC.

A artista demonstra, a partir da sobreposição de imagens, o conceito de paz a partir do convívio harmonioso entre animais e seres humanos. São 12 obras em arte digital, com foto colagem impressa em canvas (tela sintética).

Ingrid Erika Boer nasceu na Alemanha em 1936 e mudou-se para o Brasil em 1969. Morou em Florianópolis por 27 anos até se mudar para Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro, na Bahia, onde vive até hoje. Há sete anos, foi diagnosticada com uma doença grave que a impossibilita de sair de casa. Desde então passou a se dedicar às artes, sua paixão de menina. “Desde que eu era criança sempre fui interessada em arte. Meu pai comprou para mim vários fantoches e eu fazia teatrinhos para as crianças do bairro. Agora estou até escrevendo uma peça de teatro!”, conta.

expo_ingrid_bouer2Em 2009, já com 73 anos, Ingrid participou de sua primeira exposição, com quatro telas. “Todos gostaram muito dos meus quadros. Eu não esperava, isso me deu coragem para divulgar meu trabalho”, destaca. A partir de então, Ingrid já fez parte de várias mostras, individuais e coletivas. Em 2013, a artista recebeu o “Prêmio do Público” pelas obras de “Paz na Terra” ao participar da exposição dos Salões de Artes Visuais da Bahia. Em 2014, foi convidada para apresentar seu trabalho no Museu de Arte Moderna (MAM) de Salvador em um evento que reuniu as obras de 41 artistas.

Ingrid conta que buscou inspiração para as telas do conjunto “Paz na Terra” nas escrituras do profeta Isaías, que previu “a chegada de um novo tempo, onde todos os seres vivos conviverão em harmonia”. Agora, ela está se preparando mais um conjunto de obras, “Admirável Mundo Novo”.

O projeto“Espaço de memória e arte na reitoria” tem como objetivo propiciar aos servidores da Reitoria e visitantes a oportunidade de conhecer a arte e a história de artistas importantes da contemporaneidade, bem como fortalecer a imagem e a necessidade do CMDC-IFSC.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.