Comissão define detalhes dos Jogos dos Institutos Federais 2015

2. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Eventos, Governo Federal, Matérias

A Comissão Organizadora dos Jogos da Rede Federal (Cojif) esteve reunida em Brasília, nos dias 30 de junho e 1º de julho, para definir as sedes da etapa regional e o calendário dos Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIF) 2015. A competição nacional será realizada de 12 a 15 de novembro em Goiânia. Em todas as fases, mais de 200 mil estudantes serão mobilizados.

Sediarão os jogos regionais as cidades de Porto Velho (norte), Natal (nordeste), Goiânia (centro-oeste), Campos dos Goytacazes (sudeste) e Blumenau (sul). Os vencedores de cada região participarão da disputa nacional que envolverá cerca de mil atletas, nas categorias feminino e masculino. As modalidades coletivas são futebol de campo (apenas masculino), basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de areia. As modalidades individuais são atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez e judô.

O JIF promove e estimula a prática esportiva como instrumento de inclusão social, proporciona a integração de alunos dos institutos federais e possibilita a interação entre estudantes e professores. “Os jogos movimentam toda a comunidade acadêmica e contribuem para o desenvolvimento dos estudantes”, destaca o reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFMT), Roberto Gil Rodrigues Almeida, um dos representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) na comissão organizadora.

Promovido pelo Conif com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), em 2015, o JIF terá como anfitriões os institutos federais de Goiás (IFG) e Goiano (IF Goiano).

Cojif – A comissão, presidida pelo professor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Sílvio Romero, é formada por representantes de todas as região do país. Além do reitor do IFTM, o Conif é representado pelos reitores dos instituto federais do Amapá (Ifap), Emanuel Alves de Moura; de Roraima (IFRR), Ademar de Araújo Filho; e do Sul de Minas (IF Sul de Minas), Marcelo Bregagnoli.

Integrantes da Comissão
Silvio Romero de Farias (IFPB) –Presidente da Cojif