Observação de baleias

2. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Garopaba, Notas

O “Projeto de Fortalecimento do Turismo de Observação de Baleias no Litoral Sul Catarinense”, coordenado pelo Sebrae/SC, vai investir cerca de R$ 3 milhões na melhoria da atividade de observação de baleias em Garopaba, Imbituba e Laguna. Entre suas iniciativas, deve ser elaborado um plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, previsto para iniciar nos próximos meses. Trata-se de uma espécie de plano diretor que irá ordenar os usos, ocupações e zoneamento da área de conservação. Haverá ainda qualificação de  micro e pequenas empresas nos três municípios e a realização de missões técnicas para o reconhecimento das melhores práticas de observação de baleias no mundo.

“O objetivo é garantir a sustentabilidade dos negócios e tornar o ecoturismo de observação baleias no Litoral Sul catarinense referência nacional”, diz o consultor externo do Sebrae, Rafael Freitag, responsável pela gestão do projeto, que tem apoio do governo do Estado, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Baleia Franca, do Projeto Baleia Franca e de associações e prefeituras da região. O IFSC participa de um grupo de trabalho na APA da Baleia Franca que tem o objetivo de criar uma política de observação de baleias por terra, representado pela professora Juliani Brignol Walotek, do Câmpus Garopaba.