Mostra de Cultura Haitiana teve fotografia, música, danças e culinária típicas

3. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Matérias

Haiti1O Câmpus Caçador realizou no dia 29 de junho a Mostra de Cultura Haitiana. Na programação, houve muita música, dança e culinária típicas do Haiti.

A abertura do evento teve como palestrante o fotógrafo Radilson Gomes, que fez um breve relato da experiência que ele teve no Haiti. A mediação do debate foi feita pelas professoras Luana de Gusmão e Ana luciaMachado (Reitoria).

Fotógrafo desde 1986, Radilson foi para o Haiti realizar uma oficina de fotografia para profissionais de saúde, para facilitar os registros dos casos de violência contra a mulher que chegavam às unidades de saúde todos os dias. O trabalho foi adiado e o fotógrafo resolveu acompanhar o amigo Martin Wartchow, que estava em missão humanitária no país.

Durante dois dias, Radilson fez os registros que compõem a mostra “Haiti-Bombagai”, que tem curadoria de André Ricardo Souza, e ficará em exposição no Câmpus Caçador até dia 10 de julho. “Não enxerguei os escombros, apenas a beleza da vida que saltava dos olhares daquelas pessoas. A beleza ou riqueza do país estava ali, diante de minhas lentes. Em cada clique um sorriso, um gesto, um olhar profundo e muita altivez”, conta.

A mostra é inédita e reúne 39 fotografias produzidas em 2011, um ano após o terremoto que atingiu o Haiti, deixou pelo menos 100 mil mortos e atingiu mais de três milhões de pessoas. Na língua local, “bombagai” quer dizer “sangue bom”, “gente boa” ou “coisa boa” – o termo, segundo Radilson, é o que melhor explica as imagens.

Mais do que registrar a realidade, as obras do fotógrafo provocam uma reflexão sobre o cotidiano pós terremoto no Haiti. A produção de sentidos é materializada no trabalho social e repercute sobre uma desconstrução da própria destruição do país, ressaltando o dia a dia do povo haitiano.

Haiti2Após a palestra foi realizado um bate-papo com os alunos do Curso de Formação Inicial e Continuada de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros, mediado pelos professores Gustavo Zardo (Sesc) Sônia Adão (Reitoria) e Silvana Frigotto (Diretoria de Extensão).

Para encerrar a cerimônia, a aluna Dieulene Valcourt apresentou duas músicas, uma em crioulo e outra em francês, línguas oficiais do Haiti. Na sequência, os convidados foram recepcionados na catina para a degustação da comida típica do Haiti, um pastel com massa especial recheado com frango e legumes, banana frita prensada e suco de aipim. O grupo de rap “União dos Jovens”, formado por haitianos, também se apresentou. Houve ainda demonstrações de danças típicas.

A mostra fotográfica “Haiti – Bombagai” ficará exposta no Câmpus Caçador até dia 10 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. A entrada é gratuita. Solicita-se o agendamento de visita por grupos e escolas pelo telefone (49) 3561 5710.

Tags: , , ,