Rede Feminina de Combate ao Câncer realiza palestra para alunas do Mulheres Mil do Câmpus São José

7. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

combate_cancer_01A coordenação do Pronatec do Câmpus São José promoveu no dia 6 de julho uma palestra com a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC). O objetivo foi falar sobre a prevenção do câncer de colo de útero e de mama para as turmas do Mulheres Mil dos municípios de São José, Antônio Carlos e Santo Amaro da Imperatriz.

Na abertura, Sissy Daum apresentou a casa rosa, sede da Rede Feminina que desde 1961 oferece gratuitamente atendimento e informação às mulheres da região metropolitana de Florianópolis. Os voluntários e profissionais atendem em média 450 mulheres de baixa renda por mês, em exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama.

combate_cancer_03Em seguida, Célia Queiroz conversou com as alunas sobre o câncer. A ideia era conversar, discutir e ampliar os conhecimentos para quebrar os estigmas a respeito da doença. Ela explicou como nascem os tumores no organismo, e que eles podem ser gerados por fatores ambientais, emocionais ou genéticos. “Para prevenir o câncer é necessário praticar uma vida saudável, com atividades físicas, alimentação natural e rica em fibras, evitar o fumo e o álcool, cultivar hábitos tranquilos para fugir do estresse e fazer exames periódicos para detectar precocemente o início de alguma doença”, explica.

combate_cancer_04Célia apresentou os sintomas do câncer de mama, os principais fatores de risco e demonstrou como fazer o autoexame. Ela destacou a importância de realizar a mamografia todos os anos. Na sequencia passou informações quanto a prevenção do câncer de colo de útero, os sintomas, fatores de risco e formas de prevenção da doença que pode ser diagnosticado pelo exame papanicolau.

As turmas do curso de Reciclador dos municípios de São José e Antonio Carlos encerram em agosto deste ano. Já as mulheres de Santo Amaro da Imperatriz se formam no curso de Informática no próximo sábado, dia 11 de julho.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.